Últimas notícias
Pessoas em situação de rua recebem vacina contra a covid-19
Município atende população de acordo com cadastro na estratégia ‘Consultório na Rua’, destinada a oferecer assistência a esse público; restam cerca de 60 pessoas a serem localizadas para receber a dose
Guarujá tem um trabalho de busca ativa para vacinar pessoas em situação de rua contra a covid-19. Nesta quinta-feira (1º), a equipe multiprofissional da estratégia de saúde ‘Consultório na Rua’ realizou a ação na Alameda das Violetas, no Santo Antônio. Foram imunizados 16 pessoas que ficam naquela região.
— Leia também: Lei obriga cobertura de tratamento de câncer em casa
Foram utilizados prioritariamente imunizantes da fabricante Janssen nessa população. Pois como se trata de um grupo flutuante e esta vacina é a única cuja eficácia máxima pode ser atingida apenas com uma dose, eles saem com a garantia de já estarem imunizados, mesmo que não sejam encontrados na Cidade novamente para conclusão do ciclo vacinal.
A vacinação desse público começou em abril. O atendimento a eles é feito com base nos cadastros que a estratégia ‘Consultório na Rua’ possui. O serviço, que faz parte da política de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS), é responsável por ofertar assistência de saúde às populações em situação de rua.
“Trata-se de uma população flutuante. Ainda falta localizar cerca de 60 pessoas. Seguiremos percorrendo os bairros para atender ao menos esses moradores já cadastrados”, explica o coordenador do ‘Consultório na Rua’, Alexandre Arruda Paula.
Das cerca de 320 pessoas atendidas pela equipe, 262 já receberam ao menos a primeira dose e 134 já concluíram o ciclo vacinal.
Fotos: PMG
You must be logged in to post a comment Login