Connect with us

Bastidores do Esporte – Nelsinho Filho

Por Onde Anda – Amara ‘Mainha’

Publicado

em

Amara Félix

 


Apelido: “Mainha” da turma
Naturalidade – Alagoas (MA)
Nascimento: 18/05/1946
Esporte – Pedestrianismo/Maratonista e Ultramaratonista

Normalmente, as pessoas iniciam suas atividades esportivas ainda jovem, nas ruas ou clubes próximos à sua residência.

Mas, para Amara Félix, esse critério não valeu. A nossa atleta da melhor idade iniciou suas atividades esportivas aos 60 anos de idade e nos Estados Unidos.

Em meio à uma visita a sua filha, Amara ou Mainha, foi incentivada a participar de uma prova de pedestrianismo de 5km. Se inscreveu, correu, ficou em segundo lugar e nunca mais parou.

Quando voltou ao Brasil tratou de iniciar os trabalhos de preparação na equipe da Educa, com o professor Eduardo.

De lá pra cá, se aperfeiçoou em maratonas, e, posteriormente em ultramaratonas, onde disputou inúmeras provas oficiais, tais como os 10km da Tribuna e a Corrida da Mata Atlântica (percurso árduo e com subida íngreme).

Na sequência participou das maratonas de Foz do Iguaçu e do Chile (desafio intenso em função da altitude).

Segundo Mãinha, grande parte das maratonas realizadas no Brasil, ela participou. “A experiência adquirida nessas competições, só foram menores do que o carinho com que eu era recebida nos locais de provas”, acrescenta.

Já escolada em maratonas, nossa homenageada resolveu partir para provas mais longas e temidas, as famosas ultramaratonas.

E, foi por meio do incentivo da amiga Cleide Marques que mostrou toda a sua resistência, desenvolvendo uma atividade esportiva que requer muita resistência, sendo mais difundida e praticada entre jovens.

As ultramaratonas mais importantes na trajetória de Amara foram as 24 horas dos Fuzileiros Navais (RJ); as 12 horas de Valinhos (SP) e a do Atlântico, em Guarujá

Os títulos em sua categoria foram inúmeros, porém, segundo a corredora, o bem estar, a qualidade de vida e os relacionamentos de amizades proporcionados foram tantos, que se sobressaem às vitórias.

Em face de representar a Cidade nos Jogos Regionais do Idoso (JORI), onde conquistou várias medalhas de ouro, nossa homenageada também recebe apoio financeiro da Secretaria de Esporte de Guarujá, por meio da Lei de Incentivo.

Atualmente, Amara Félix, aos 75 anos de idade, se recupera de uma cirurgia no joelho. Afirmou que em breve estará de volta às pistas, trilhas e caminhos.
Nossa maratonista é puro exemplo de que o esporte ultrapassa a barreira da idade.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement