Connect with us

Regional

Porto de São Sebastião bate recorde de movimentação no 1º semestre

Publicado

em

Porto é estratégico no novo Plano Estadual de Logística e Investimento, visando integrar diversos modais e facilitar o escoamento de cargas para exportação, em parceria com o Porto de Santos

O Porto de São Sebastião alcançou um recorde histórico de movimentação de cargas no primeiro semestre deste ano, atingindo 760 mil toneladas, um aumento de 57% em relação ao mesmo período de 2023, segundo levantamento da Companhia Docas de São Sebastião (CDSS).

»» Leia também: Sucesso na 41ª Festa da Tainha do Lions Clube Guarujá

Entre as principais cargas movimentadas estão açúcar a granel (287,5 mil toneladas), barrilha a granel (190,3 mil toneladas) e coque de petróleo a granel (107,5 mil toneladas). O crescimento se deve, em parte, à expansão das áreas de armazenagem, que atraiu novos importadores e exportadores.

O diretor-presidente da CDSS, Ernesto Sampaio, destacou a instalação de 11 novos armazéns pelos operadores portuários, totalizando 14 estruturas, além de investimentos em infraestrutura como reforma do centro de controle operacional, pavimentação de pátios, melhorias em segurança e automação, e implementação de um novo sistema de combate a incêndios.

O Porto de São Sebastião é acessível pela rodovia dos Tamoios, conectada aos principais acessos de São Paulo, e está próximo à malha ferroviária e ao Aeroporto Internacional de São José dos Campos. A conclusão do Contorno de São Sebastião na Tamoios, em fase final, deve facilitar o acesso ao Porto, melhorando o fluxo logístico.

A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, destacou que o Porto tem um papel estratégico no novo Plano Estadual de Logística e Investimento, visando integrar diversos modais de transporte e facilitar o escoamento de cargas para exportação, em parceria com o Porto de Santos.

Em abril, o Porto aderiu à Aliança Brasileira para Descarbonização dos Portos, promovendo práticas sustentáveis como descontos tarifários para embarcações com eficiência energética e baixas emissões de gases de efeito estufa.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement