Connect with us

Destaque

Futuro do shopping, e lojistas, é incerto após saída do Poupatempo

Publicado

em

Comerciantes que mantém suas lojas dentro do Itapema Shopping, que abrigou o Poupatempo de Guarujá nos últimos sete anos, lamentam a saída do serviço próximo às vendas de fim de ano; Nova unidade do Poupatempo fica na Av. Santos Dumont, 1586, no Pae Cará, e seguirá oferecendo os mesmos serviços a partir da próxima quinta-feira (3)

Da Reportagem
Tatiana Macedo

A transferência para um novo local do posto do Poupatempo em Guarujá, divulgado pela Prefeitura Municipal nesta semana, agradou à população que utiliza o serviço na cidade. A nossa reportagem foi conversar com os usuários e constatou a aprovação para uma área mais acessível e movimentada.

Leia também: Show gratuito de Kiko Zambianchi e Maurício Gasperini na 14 Bis

Por outro lado, também foi reconhecida a condição adversa em que se encontram os comerciantes que ainda estão com suas lojas no Itapema Shopping, local onde o posto funcionou pelos últimos sete anos.

A nova unidade do Poupatempo de Guarujá fica na Av. Santos Dumont, 1586, no Pae Cará, e seguirá oferecendo os mesmos serviços a partir da próxima quinta-feira (3). O horário de atendimento também permanece o mesmo, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 9h às 13h.

Devido à mudança e aos feriados, nesta segunda-feira (31) e terça-feira (1), não haverá atendimento presencial, porém os atendimentos nas plataformas digitais serão mantidos.

No novo endereço já foram realizadas obras estruturais, bem como serviços de hidráulica e elétrica. Todo o mobiliário também já foi instalado. “Não prevemos atraso no início do atendimento dia 3”, respondeu o encarregado dos trabalhos no local.

O acesso facilitado do novo endereço é o ponto mais destacado pelos usuários. “A mudança vai ser ótima. Muito melhor, pois tem mais condições para chegar”, aprova Jaci Silva Alves, 58 anos, dona de casa, que estava aguardando para realizar a segunda via do RG.

A auxiliar de compras Tamires Torres, também concorda com a mudança. “Moro no Morrinhos, uso  muito pouco o Poupatempo, mas sempre que precisei tive dificuldade com o transporte. Agora vai ter ponto de ônibus mais perto. Muito melhor”, afirma.

Jaqueline da Silva Oliveira, 43 anos, enfermeira, que estava no local agendando a primeira via de RG para seu filho acredita que o fato de o posto estar em um local mais central também ajuda na segurança.

“Aqui é um lugar meio deserto. Principalmente porque não estão funcionando muitas lojas. Quando o Poupatempo fecha todo o shopping fecha. Sempre que preciso venho durante o dia. Não gosto nem de fazer agendamento para o fim da tarde”, relata.

Todos os agendamentos realizados na unidade até hoje, sexta-feira (28), já serão atendidos no novo endereço.

Qual o futuro do Shopping?

Se por um lado os munícipes estão satisfeitos, com os benefícios da nova sede do Poupatempo, comerciantes que mantém suas lojas dentro do Itapema Shopping lamentam a saída do serviço. Especialmente neste período próximo às vendas de final de ano e feriados.

Em conversa com alguns lojistas, nossa reportagem apurou que as lojas foram informadas sobre a mudança oficial há poucos dias. Todas as lojas permanecem funcionando pelo próximo mês.

“Nós não tivemos ainda uma posição oficial da administração do shopping sobre o futuro. Havia apenas rumores sobre a mudança. Agora que é fato vamos estudar o que fazer”, explica uma das lojistas.

A lotérica que fica no interior do shopping também informa que vai manter os serviços sem previsão de saída. “Vamos aguardar”, disse o proprietário.

O diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Orlando Junior, também acha que o novo local de acesso ao Poupatempo será muito bem vindo, e também reconhece que a saída do setor do antigo endereço vai deixar a região bem menos frequentada.

“O Poupatempo é um grande gerador de público. A tendência é que mais lojas vão sair de lá. Nós não temos conhecimento técnico dos motivos da saída. Fica bom de um lado, mas para o comércio em si é ruim porque é menos um shopping na região”, afirma Orlando. “Vamos estar abertos para ajudar no que for preciso para ajudar os lojistas”.

A auxiliar de limpeza Leopoldina de Lourdez (FOTO 2), que trabalha no shopping desde antes da chegada do posto de atendimento do Estado, lamenta a nova crise no local e conta que a Pandemia foi decisiva no fechamento das lojas.

“Tenho dó do Poupatempo sair daqui. Movimentava o shopping. Nós estivemos fechados por duas vezes durante a Pandemia. Da segunda vez que fechou muitos lojistas não voltaram a abrir”, explica.

O Shopping fica localizado Av. Castelo Branco, 357 – Jardim Cunhambebe, e foi construído em 2022, em um local sem transporte público por perto. Embora seja um local de mais difícil acesso, o Poupatempo foi instalado nas dependências do shopping em 2015, ano em que a maioria das lojas estavam ocupadas.

O local tem capacidade para 60 lojas, cerca de 3000m2. O Poupatempo ocupava 1087m², além de área externa para lacração e vistoria de veículos, com 60m². Hoje o espaço mantém apenas sete lojas funcionando, e em sua maioria com serviços ligados ao posto do Poupatempo.

Administração aberta ao diálogo

O administrador do shopping desde 2019, Nelson Machado, também lamenta a saída do serviço. “Quando eu cheguei no shopping o Poupatempo já estava por aqui. O movimento gerado pelos atendimentos ajudava muito os lojistas que empreendem no local”, relata.

“Agora, com esse novo momento, depois que eles decidiram sair, vamos ver como vão ficar as lojas. Nós não vamos fechar. Seria bom se a Prefeitura nos ajudasse com algumas melhorias no entorno do prédio. O local prevê grande progresso com a chegada do aeroporto, e vamos agora tentar captar empresários que queiram usar o espaço, quem sabe para um parque, um hipermercado. Eu estou da administração todos os dias no shopping e aberto para diálogo”, afirma.

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement