O sistema de travessias por balsas no litoral paulista passará por uma transformação nos próximos anos. Com a concessão prevista para 2026, o Governo do Estado de São Paulo pretende investir mais de R$ 1 bilhão na ampliação da frota, reforma e construção de terminais de embarque e na modernização do serviço, que atende anualmente cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos.
»» Leia também: Sabesp cria plano especial de contingência para o Carnaval em Guarujá
Uma das principais mudanças será a substituição das atuais embarcações a diesel por modelos com propulsão elétrica, sempre que a infraestrutura permitir. A transição começará já no primeiro ano da concessão e deve ser concluída até o sexto ano de contrato. A expectativa é de que as novas balsas tenham capacidade para até 70 veículos, reduzindo significativamente o tempo de espera nas filas.
Além da frota renovada, os usuários contarão com novos terminais e reformas nos já existentes, proporcionando mais conforto e eficiência no embarque e desembarque. Segundo o presidente da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), Edgard Benozatti, a principal demanda dos usuários é a diminuição do tempo de espera. “Os investimentos vão permitir um serviço mais ágil e eficiente, melhorando a experiência de quem depende das travessias”, afirmou.

Travessia Santos-Guarujá, atracadouros Santos. Foto: Governo SP
A concessão inclui 14 linhas aquaviárias, entre elas as travessias São Sebastião-Ilhabela, Santos-Guarujá, Bertioga-Guarujá e Cananéia-Ilha Comprida. O edital deve ser publicado no primeiro semestre de 2025, com leilão e assinatura do contrato previstos para o segundo semestre. O contrato de Parceria Público-Privada (PPP) terá duração de 20 anos e abrangerá todas as travessias do estado.
Com a modernização do serviço, o governo espera não apenas reduzir as longas filas nas balsas, mas também oferecer um transporte mais sustentável e eficiente para moradores e turistas que utilizam as travessias diariamente.
COMENTÁRIOS