A Prefeitura de Guarujá vai abrir um processo seletivo para a contratação de 1.092 novos profissionais temporários da área da Saúde. O anúncio foi feito pelo prefeito Farid Madi, nesta segunda-feira (7), durante evento que marcou a apresentação de resultados dos 100 primeiros dias da nova gestão da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). A cerimônia ocorreu na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) – Campus Guarujá, e reuniu profissionais do setor, do poder público e sociedade civil.
»» Leia também: Audiência pública para discutir LDO acontece nesta quinta-feira (10)
O edital será publicado nesta quarta-feira (9), no Diário Oficial do Município, e as inscrições estão previstas para começarem nos próximos dias, com provas objetivas previstas para junho. A medida reforçará significativamente o quadro de recursos humanos da rede municipal, ampliando a qualidade do atendimento oferecido à população.
Ao todo, devem ser abertas oportunidades em 17 áreas profissionais: assistente administrativo (298 vagas), assistente social (24 vagas), auxiliar de farmácia (58 vagas), auxiliar de saúde bucal (43 vagas), cuidador em saúde mental (20 vagas), educador físico em (8 vagas), enfermeiro (174 vagas), farmacêutico (33 vagas), fisioterapeutas (26 vagas), fonoaudiólogo (4 vagas), nutricionista (16 vagas), odontólogo (47 vagas), oficineiro (10 vagas), psicólogo (21 vagas), técnico de enfermagem (272 vagas), técnico de Raio X (28 vagas) e terapeuta ocupacional (10 vagas).
Estão previsto salários que variam de R$ 1.839,00, para oficineiro, a R$ 4.941,19 para enfermeiro. Os profissionais aprovados serão distribuídos para atuarem em toda a rede de saúde municipal.
“Nosso compromisso com a saúde pública é permanente e esse processo seletivo demonstra isso, sempre avançando para ampliar a cobertura de serviços e garantir que a nossa gente seja atendida com dignidade e agilidade. Esse reforço no quadro de funcionários vai nos permitir melhorar a estrutura das unidades, reduzir filas e oferecer um atendimento mais qualificado em toda a Cidade. Precisamos cuidar de vidas”, afirmou Farid Madi.
Evento apresentou balanço na área da Saúde
Além do anúncio, o evento também destacou os principais avanços obtidos pela Sesau nos primeiros 100 dias da gestão municipal. O secretário de Saúde, Fábio Mesquita, detalhou ações, como a redução de 87% nos casos de dengue, a realização de vacinação nas escolas, renovação da frota do SAMU, entre outras medidas voltadas à melhoria da Atenção Básica, Especializada e da estrutura de Urgência e Emergência.
Também houve destaque para mutirões de atualização de carteiras vacinais realizados em unidades de saúde. A Atenção Especializada teve avanços com a adesão ao Programa Mais Acesso a Especialidades (PMAE), que permitirá até 7.200 atendimentos mensais em áreas prioritárias como cardiologia, oftalmologia e oncologia, com a meta de zerar as filas de espera para exames e consultas eletivas.
Outro ponto importante foi a melhoria na infraestrutura das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Prontos-Socorros. Já na Saúde Mental, o Município implantou oficinas terapêuticas e disponibilizou atendimentos especializados em TEA com neurologista e psiquiatra, em parceria com sete entidades conveniadas à Prefeitura.
Também foi apresentada a entrega do Plano Municipal Materno Infantil – Rede Alyne, que tem objetivo de combater desigualdades e reduzir a mortalidade materna e infantil, além da reestruturação do trabalho dos agentes de saúde, que agora terão reuniões periódicas a cada três meses.
COMENTÁRIOS