Connect with us

Guarujá em Foco

Prefeitura reúne Comitê de Dengue para mobilizar sociedade civil

Published

on

O prefeito Válter Suman se reuniu, nesta quinta-feira (21), com a equipe da Secretaria de Saúde e representantes de demais secretarias municipais, além de entidades e organizações como Infraero, Associação Comercial e Empresarial de Guarujá (Aceg) e Sindicatos

Preocupado com o aumento dos casos de dengue, o prefeito de Guarujá, Válter Suman, convocou reunião com o Comitê Municipal de Dengue na última quinta-feira (21), que inclui a participação de diversas entidades e organizações da Cidade, para solicitar mobilização da sociedade civil no combate ao mosquito transmissor da doença.

»» Leia também: Prefeitura planeja criação do Conselho da Diversidade Sexual

O encontro, conduzido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), teve a participação de membros da Associação Comercial e Empresarial de Guarujá (Aceg), Sindicato dos Empregados em Edifícios e Condomínios e Empregados de Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis de Guarujá e Bertioga (Seeclag), de outras secretarias municipais, unidades de saúde e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Na ocasião, o superintendente de Vigilância em Saúde, Marco Antonio Chagas, trouxe um panorama da situação da dengue em Guarujá. Abordou a definição das arboviroses e o risco à saúde pública. Além disso, apresentou a série histórica de casos, o quadro atual, os fluxogramas de atendimento e frisou a importância da notificação pelos estabelecimentos de saúde. “Isso norteia as nossas ações de combate e controle da dengue e chikungunya, hoje nossas maiores preocupações”.

O encontro contou, ainda, com a explanação do coordenador médico da Secretaria, Semer Mahamoud, sobre os sinais e sintomas e manifestações clínicas de alarme. “Dor abdominal, vômitos e sangramentos são condições que necessitam atendimento médico de urgência”, frisa.

Enfrentamento

O chefe do Executivo guarujaense pontuou o desafio que Guarujá enfrenta. “A questão da dengue nos preocupa, já que o vírus em circulação é o tipo 1, deixando mais suscetível quem não pegou a doença na epidemia de 2009/2010, podendo ainda evoluir para a fase hemorrágica da doença. Estamos com diversas ações sendo executadas diuturnamente”, ressaltou.

O secretário de Saúde de Guarujá, Márcio Chaves Pires, destacou a importância da reunião. “O Comitê é um movimento mobilizador na luta que estamos enfrentando contra a dengue. Por isso, estamos aqui para discutir ações e envolver todos nesta luta, pois com o apoio da população vamos conseguir atingir o objetivo”.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement