A Estância nas Eleições 2024
Presidente do Partido União Brasil de Guarujá, a jornalista Thaís Margarido é pré-candidata a prefeita
Marina Cavalcante
Da Redação
Guarujaense, Thaís Margarido é a caçula da família, filha de pai zelador e mãe dona de casa, passou a adolescência e parte da vida adulta, no bairro do Santo Antônio.
»» Leia também: Pais e responsáveis “voltam no tempo”, com brincadeiras de roda nas escolas de Guarujá
Sua origem simples é retratada pelo cotidiano de uma família que vive longe da praia, em bairro com problemas de infraestrutura social, “coisas que o turista não conhece, como falta de água, espera interminável de ônibus, ter de fazer faculdade fora, pois aqui não tinha”, destaca.
Trajetória profissional
A jornalista conta que para custear as despesas da faculdade contou em parte com auxílio paterno somado ao seu próprio esforço de trabalho e se formou no ano de 1999, na Universidade Católica de Santos.
“Desde que me formei fui para a TV. Passei pela extinta TV Mar, depois fui para Tri TV (canal 16 da NET), época em que a rede Globo lançou a Globonews, depois estive por 4 anos na TVB (filiada do SBT), como repórter e apresentadora, passei 2 anos na TV Tribuna. Fui morar nos EUA, para desenvolver meu inglês, por cerca de 2 anos e quando voltei fui para a Record, onde permaneci durante 10 anos (de repórter até editora chefe), de onde saí para ingressar na gestão pública”, relata.
Tendo recebido o convite do prefeito Válter Suman para ocupar o cargo de Secretária de Turismo, em dezembro de 2016, Thaís conta que aceitou por considerar uma oportunidade de retornar à cidade natal e que vivia com a família.
“Entendi que Deus estava abrindo a porta para eu fazer aquilo que eu sempre cobrei, enquanto jornalista. Quando era repórter de rua, sempre fui muito incisiva, sempre cobrei, sempre fui muito crítica. Quando ia cobrir uma enchente, ou sobre a problemática da falta de água eu sabia a dor que o entrevistado sentia porque vivenciei essas situações, enquanto munícipe e enquanto repórter, vendo esses problemas que nunca eram solucionados”.
Experiência
Sua experiência na gestão pública lhe conferiu um novo olhar, diferente do que estava habituada na iniciativa privada, onde trilhou sua trajetória profissional.
Taís enumera a diferença de prazos, por exemplo, que na área pública não é tão imediata, pois há a necessidade de respeitar os trâmites burocráticos, necessários para conferir a lisura e transparência exigidas na coisa pública.
A pré-candidata permaneceu no cargo por dois anos, até a reforma administrativa daquela gestão, quando foi remanejada para a Secretaria de Relações Sociais e Comunicação (SERES).
Naquela época ficou muito triste, pois o investimento do trabalho de dois anos à frente da secretaria de turismo estava começando a florescer, por exemplo com a implantação do programa de Ordenamento das Praias, desenvolvido durante sua gestão no Turismo.
Entendendo que estava servidora, a valente jornalista encarou o desafio de administrar a nova secretaria e se apaixonou pelas políticas públicas, pela participação ética, racial, religiosa e cultural, cômputo do trabalho.
Conheceu diversas lideranças comunitárias e promoveu a aproximação da população com a gestão pública, o que frutificou em uma candidatura a vereança, no ano de 2020.
Fé
Criada em berço evangélico, há 18 anos é batizada, com “retidão e obediência”. Taís acredita “que tudo tem um propósito, e o ingresso na disputa eleitoral, faz parte desta crença, avivada pela política”, que considera importante ferramenta de transformação social.
Disputa
Presidente do União Brasil em Guarujá, Thaís Margarido é a única mulher, pré-candidata à prefeitura. Com chapa completa de pré-candidatos à vereança, experiência de vida, profissional e na gestão pública a pré-candidata reafirma sua intenção da disputa ao cargo majoritário do município, como forma de servir, com toda a sua bagagem, à municipalidade.
You must be logged in to post a comment Login