Presidente aproveitou a solenidade de lançamento do edital do túnel Guarujá-Santos para anunciar a implantação do polo educacional na Cidade
De Guarujá
Um importante passo para aprimorar a estrutura educacional de Guarujá foi dado nesta quinta-feira (27): o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, anunciou a implantação de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) na Cidade. A declaração foi direcionada ao prefeito de Guarujá, Farid Madi, durante o lançamento do edital para construção do túnel imerso Guarujá-Santos, no Parque Valongo, na cidade vizinha.
»» Leia também: Edital para construção do túnel entre Santos e Guarujá é anunciado
Ao discursar na cerimônia, Lula firmou compromisso com o chefe do Executivo municipal, Farid Madi: “Ouvi pessoas gritando sobre o Instituto de Guarujá. Soube que o prefeito já tem o prédio. Temos um em Santos, outro em São Vicente, mas nós vamos fazer o Instituto do Guarujá. Quem faz 100, faz 101”, afirmou o presidente, complementando: “A coisa que eu mais acredito na vida é a Educação, essa é a única possibilidade de tirar esse país do atraso”.
A expectativa é que a unidade seja viabilizada com recursos provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
1º de Maio
A previsão inicial é que o polo educacional seja implantado no prédio onde hoje está localizada a Escola Municipal 1º de Maio, no Jardim Boa Esperança. Atualmente, a unidade escolar oferta diversos cursos técnicos gratuitos nas áreas de Administração, Contabilidade, Mecânica, Meio Ambiente e Química.
“É uma imensa alegria contar com a colaboração do Governo Federal para transformarmos a Educação de Guarujá. Nossos jovens merecem essa oportunidade de crescimento profissional. Acreditamos que o ensino é capaz de mudar a realidade da nossa geração e construir uma sociedade melhor para todos. Educação é uma prioridade para nós e vamos continuar trabalhando para atrair novos investimentos para Cidade”, celebrou o prefeito.
Os Institutos Federais representam centros de excelência ao atuarem desde o ensino técnico de nível médio até a pós-graduação, no desenvolvimento de programas de extensão, divulgação científica e tecnológica, além de realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo e o cooperativismo.
COMENTÁRIOS