Regional
Privatização do Porto de Santos poderá viabilizar construção do túnel
A deputada Rosana Valle (PSB), que preside a Frente Parlamentar em Defesa do Porto de Santos, na Câmara Federal, esteve reunida nesta segunda-feira (17) com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, durante evento em Santos. Na ocasião, em vídeo gravado para sua página em uma rede social, o ministro anunciou que estão avançados os estudos para inclusão da construção do túnel ligando Santos à Guarujá, no novo contrato de privatização do Porto de Santos.
“Estamos avançando no estudo de viabilidade para tentar, por meio da concessão, oferecer uma boa solução logística, uma boa solução de mobilidade que não atrapalhe a expansão e o desenvolvimento do porto de Santos, que é o maior porto da América Latina e será o maior porto do hemisfério sul”, declarou o ministro à deputada.
A parlamentar também questionou o ministro sobre a previsão de disponibilização do estudo para que e a sociedade possa tomar conhecimento e discutir essa forma de concessão.
“Nós estamos trabalhando com afinco junto ao BNDS e o primeiro modelo de concessão irá para a rua agora em dezembro, que será o porto do Espirito Santo. A gente está avançando a passos largos para que, no decorrer de 2021, a gente possa disponibilizar para a sociedade o modelo para discussão e aí submeter à consulta popular. A ideia é que possamos submeter ao Tribunal de Contas da União já no final do ano que vem, para que a gente faça o leilão que vai viabilizar todos esses investimentos no primeiro semestre de 22”, informou o ministro Freitas.
Veja a entrevista aqui.
Guarujá apoia projeto do túnel
O prefeito reeleito do Guarujá, Válter Suman (PSB), mostrou-se favorável ao projeto da construção do túnel para interligar Santos ao Guarujá. Suman defende que “a construção de um túnel seria o ideal, não só para navegação do porto, mas também para atender a mobilidade entre as duas cidades”.
Em recente entrevista o prefeito destacou a demanda da cidade. “O projeto de ligação seca entre Guarujá e Santos necessita atender ao menos 70% do atual fluxo da travessia de balsa e barcas (Itapema). Não há dados que comprovem que a ponte chegue perto desta capacidade. Por isso, somos favoráveis ao túnel submerso, que é considerado em estudos de universidades, e por especialistas, como a obra que resolve o problema com as balsas. É consenso que a ligação seca tem que possibilitar o acesso de veículos de passeio e de motos, bicicletas, táxis, motoristas de aplicativo, transporte coletivo e até o próprio VLT, cujo projeto prevê essa extensão no futuro. O projeto da ponte limita o acesso da população e prioriza a questão portuária, uma vez ser instalada no km 250 da Rodovia Cônego Domenico Rangoni.”
O prefeito também se mostra favorável à privatização do Porto e considera que a participação do setor privado na retomada do crescimento econômico, especialmente no setor da infraestrutura, pode se tornar um marco para a retomada da economia brasileira.
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