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Procon Guarujá vistoria comércios de olho na Black Friday

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Fiscais vistoriam o comércio da Cidade para o cadastro do valor atual de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, além de peças de vestuários, entre outros itens

Para evitar que o consumidor caia na “Black Fraude”, o Procon Guarujá iniciou na Cidade a Operação “Black Friday”. A ação consiste no levantamento dos preços atuais dos produtos junto aos estabelecimentos comerciais, que poderão estar com valores promocionais bem abaixo dos praticados no mercado no mês que vem.

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Por isso, os fiscais realizam o cadastro dos valores de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, além de itens de vestuário, entre outros artigos. A operação segue até o final de novembro. A Black Friday é uma campanha de vendas, que acontece, geralmente, na última sexta-feira de novembro, com forte apelo de descontos promocionais em diversos produtos.

vistoria comercio 2O diretor do Procon Guarujá, Alexandre Cardoso, conta que o objetivo da Operação é através do levantamento “identificar se alguns estabelecimentos estão aumentando o preço dos produtos com a justificativa de promoção na Black Friday”.

O Procon Guarujá explica ainda que a Black Friday exige atenção redobrada dos consumidores, com relação à notas fiscais, garantias, produtos com defeito. O mesmo trabalho de monitoramento de preços também está sendo feito com relação às vendas pela internet. Nesse caso, o consumidor deve se certificar, principalmente, se o site é seguro. “Independente do tipo de compra, o consumidor precisa pesquisar, sempre”.

Consumidor pode se proteger

Com objetivo de orientar o consumidor durante o evento, principalmente nas compras pela internet e pelas redes sociais, a Fundação Procon dá cinco dicas para quem quer aproveitar o período de compras sem sair de casa e com mais segurança:

1. Desconfie de preços muito abaixo da média, pois podem ser indícios de fraude. Tenha cuidado com ofertas tentadoras enviadas por e-mail, por SMS, ou anunciadas nas redes sociais, especialmente de lojas que você desconhece.

2. Para se certificar que está fazendo uma compra segura, nunca utilize computadores de acesso público. Além disso, para verificar a segurança da página, você deve clicar num cadeado que aparece no canto da barra de endereço ou no rodapé da tela do computador. O endereço da loja virtual deve começar com https://.

3. Ao efetuar as compras, prefira pagar com cartão de crédito, e atenção com sites que só aceitam receber por boleto ou transferência bancária, pois se você tiver problema com a compra, é mais difícil conseguir ressarcimento junto ao banco. Nunca informe seus dados do cartão de crédito pelas redes sociais. Desconfie de lojista que solicita essas informações.

4. Todo site deve exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico onde a loja possa ser encontrada ou o endereço eletrônico para que possa ser contactada. A página virtual também é obrigada a disponibilizar um canal para atendimento ao consumidor, o chamado Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

5. Você pode verificar a reputação da loja junto aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, e na Junta Comercial de sua localidade, assim como pesquisar rankings de reputação em sites, como o www.reclameaqui.com.br. Os comentários de outros consumidores nas redes sociais também podem servir de suporte nesse caso.

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