Connect with us

Guarujá em Foco

Procon inicia fiscalização no comércio a partir desta quinta (16), em Guarujá

Publicado

em

O objetivo é orientar e coibir possíveis abusos praticados contra os consumidores. - Foto: PMG/Divulgação.

Ação prosseguirá até o dia 24 de dezembro vistoriando estabelecimentos de Guarujá e Vicente de Carvalho

O Procon de Guarujá inicia a “Operação Natal” a partir desta quinta-feira (16), junto aos estabelecimentos comerciais da cidade. O objetivo é orientar e coibir possíveis abusos praticados contra os consumidores. A iniciativa prossegue até o próximo dia 24 (sexta-feira), véspera de Natal.

– Leia também: Anvisa começa a cobrar passaporte da vacina em aeroportos

Os fiscais irão vistoriar supermercados; lojas de vestuários, calçados e brinquedos; perfumarias; artigos natalinos, e demais locais que comercializam, inclusive, alimentos que compõem a cesta de Natal. Na operação serão verificados, por exemplo, se os preços dos produtos estão visíveis ao consumidor e quais as condições de pagamento ofertadas, entre outros itens.

No caso dos brinquedos, o Procon avaliará se esses produtos contam com o selo de certificação do Inmetro, se também apresentam indicação de faixa etária, além de dados do fabricante e sobre política de trocas.

De acordo com o superintendente do Procon Guarujá, Alexandre Cardoso, como o Natal é a data mais forte do comércio no aquecimento da economia, a época exige cuidados.

“Esse período pede atenção. E a missão do Procon, além de orientar os comerciantes é também de evitar que consumidores  tenham prejuízos na hora das compras. Por isso, a principal dica é sempre pesquisar antes”, disse.

 

Confira algumas dicas na hora da compra:

– Antes das compras fazer uma pesquisa de preços, que deve sempre estar atrelada à qualidade do produto

– Não comprar por impulso

– Procure antecipar as compras, sem deixar para a última hora

– Sempre exigir nota fiscal

– Nas compras à prazo analisar as taxas de juros (que deve ser informada de maneira clara, prévia e adequada ao consumidor)

– Ao comprar pela internet, antes conferir a página do Procon do Estado de São Paulo (https://www.procon.sp.gov.br/), que mostra a lista de sites que devem ser evitados

– Verificar se o estabelecimento informa de maneira clara e precisa a aceitação de cheques, assim como para diferenciação de preços conforme forma de pagamento

– Ficar atento às políticas de troca, que variam de acordo com o estabelecimento

Serviço

O Procon Guarujá está localizado na Avenida Adhemar de Barros, 218/222, no bairro Santo Antônio. O atendimento é das 9 às 17 horas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3355-6648.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement