Connect with us

Guarujá em Foco

Programa em Guarujá acolhe pessoas com transtornos mentais e sem vínculo familiar

Published

on

Programa mudou de endereço ao final do ano passado e hoje funciona em Vicente de Carvalho, em local mais amplo e digno para os residentes

Atualmente, 10 pessoas vivem na Residência Terapêutica de Guarujá, em Vicente de Carvalho. O equipamento foi implantado na rede municipal de saúde há 10 anos e atende os egressos dos hospitais de custódia e psiquiátricos. Esses são moradores que têm na equipe de profissionais que lá atuam a sua verdadeira família.

»» Leia também: Bombeiros de SP recebem prêmio pelo resgate do cavalo Caramelo

O morador mais antigo chegou à Residência em 2014. Com transtorno mental severo, veio para Guarujá em 2016, oriundo de hospital psiquiátrico no interior do Estado. Foi internado aos 13 anos e abandonado pela família. Ele não fala, mas se comunica por estímulos.

Já o residente mais recente chegou em fevereiro deste ano. Dos 10 assistidos, seis são homens e outras quatro mulheres, todos na faixa etária dos 30 aos 85 anos, com transtornos psiquiátricos de grau leve a severo.

Acompanhados e monitorados 24 horas, diariamente, eles recebem alimentação no espaço e auxiliam na rotina de organização e limpeza da casa. Também realizam passeios em pontos turísticos da Cidade e participam de eventos culturais e festividades.

Os moradores recebem atendimento preconizado pela portaria 106 de 11/02/2000 do Ministério da Saúde. O cuidado é ofertado por uma equipe de 13 servidores, composta por: coordenador/curador, enfermeiras, auxiliares e técnicos de enfermagem, além de auxiliares de serviços gerais.

A eles também é disponibilizado suporte multiprofissional do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) 3I, que fica no mesmo território. Por isso, quando necessitam de atendimentos clínicos, os residentes são levados à Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Alice ou, dependendo da circunstância, os profissionais de saúde da Unidade vão até a Residência para fazer o atendimento a essas pessoas.

Terapias

Os residentes contam ainda com diversas terapias integrativas aos moradores, em forma de oficinas de alongamento, cromoterapia, auriculoterapia, musicoterapia e massoterapia. Ações que são possíveis devido à parceria entre a Prefeitura e a Associação de Valorização do Desenvolvimento Social (AVDS) são disponibilizadas na própria Residência.

Desde outubro o ano passado, a Residência Terapêutica funciona em novo espaço (Rua Piauí, 30), no Jardim Cunhambebe, em Vicente de Carvalho, onde o serviço se encontra melhor estruturado, em ambiente mais amplo, possuindo mais espaços de convivência para realização das oficinas.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement