Connect with us

Guarujá em Foco

Programa ‘Vizinhança Solidária’ganha força em Guarujá

Published

on

Criado pela Polícia Militar (PM) em 2009 na capital paulista, o programa ‘Vizinhança Solidária’ cresce em Guarujá, graças a uma parceria entre o poder público e a população. A ação colaborativa, que tem o objetivo de promover o bem estar público, já está presente em três bairros, chegando agora na Barra Funda.
Associações, Conselhos Municipais de Segurança (CONSEGs) e PM são responsáveis pela medida na Cidade, que já é uma realidade no Guaiúba, Jardim Virgínia e agora se expande para a Barra Funda. Em Vicente de Carvalho, já existem estudos voltados à possibilidade de adesão em alguns bairros.
A presidente da Sociedade Amigos do Guaiúba, bairro precursor, Deborah da Cruz Baptista Silva, explica que há mais de cinco anos os vizinhos se comunicam, através de grupos no whatsapp, para alertar sobre ações suspeitas no local. “Isso resultou na diminuição significativa do número de ocorrências no bairro. Nós, moradores, estamos sempre atentos a qualquer atitude suspeita e quem ganha somos nós mesmos”, comenta.
Corrente positiva
Com as constantes reuniões dos CONSEGs, mais bairros aderiram à ideia. O Jardim Virgínia também participa do ‘Vizinhança Solidária’ com o apoio do 5ª Cia. da PM.
A presidente da Associação dos Proprietários do Jardim Virgínia, Joyce Carvalho, conta que as melhorias já podem ser notadas. “Em relação aos outros anos, esse verão foi muito tranquilo e seguro para nós. Quando há alguma atitude que foge do cotidiano, nos alertamos através de grupos no whatsapp e solicitamos à PM, que está de parabéns pela prontidão e agilidade, disse.”
Em Vicente de Carvalho, CONSEG, moradores e PM discutiram, em reunião na última semana (13/2), a possibilidade de implementar o programa.
Na Barra Funda, onde o ‘Vizinhança Solidária’ acaba de ser implementado, os moradores contam com o apoio de câmeras de vigilância, também. Com isso, eles e a PM acompanham a movimentação no bairro em tempo real, sendo que as imagens são armazenadas por até sete dias.
A Praça José Carlos Ferreira Canaes, conhecida como Praça da Biquinha da Barra Funda, passou por uma reforma paisagística feita pela Prefeitura de Guarujá, que ressaltou ainda mais a claridade nos arredores, reforçando a sensação de segurança.
Segundo o presidente da Associação dos Proprietários da Barra Funda, Paulo Rogério da Costa, o próximo passo será a definição de coordenadores e tutores de cada rua, o que intensificará, ainda mais, a fiscalização do local.

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement