Destaque
Projeto ambiental de Guarujá é finalista no Prêmio Jovem Brasileiro
Para alcançar a melhor colocação nesta 20ª edição, o grupo precisa do maior número de votos on-line
O projeto ambiental ‘Amigo Pescador’, da Associação S.O.S Rio do Peixe, está entre os finalistas do Prêmio Jovem Brasileiro 2021, do grupo Ambipar. Para vencer em uma das duas categorias desta 20ª edição, o grupo guarujaense precisa obter o maior número de votos on-line entre outros três finalistas, até quarta-feira, 27.
– Leia também: Defesa quer criar muralha eletrônica em Guarujá
Para ajudar a eleger a primeira entidade de combate ao lixo no mar do município é muito fácil. Basta acessar o link, clicar na opção ‘inscreva-se e vote aqui’ e, depois de concluir o cadastro, indicar ‘Jackson Ferreira – Projeto Amigo Pescador da Associação S.O.S Rio do Peixe’, como jovem do ano. É possível votar inúmeras vezes pelo mesmo login.
Este ano, o tema do Prêmio Jovem Brasileiro é ‘Biodiversidade Marinha – O Lixo nos Oceanos’. Por isto, os inscritos tiveram de apresentar propostas envolvendo: soluções e alternativas sustentáveis; aplicações e tecnologias sustentáveis; e educação de sustentabilidade.
A adesão à iniciativa contou com o suporte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). Por meio da Diretoria de Pesquisa e Meio Ambiente Urbano, é realizado acompanhado do projeto desde 2019. Antes, a comunidade pesqueira do Perequê realizava mutirões de limpeza, sem formalização enquanto “movimento”.
Para estimular a continuidade do projeto, a Semam promove educação ambiental e destina sacos de lixo e luvas, periodicamente.
A assessora de Meio Ambiente, Thaís Diniz, que ajudou a redigir o ‘Pescador Amigo’, se diz emocionada com o alcance da iniciativa. “Agora, os guarujaenses podem ver seus mares mais limpos e, ainda, o projeto finalista na iniciativa de um grupo que é pioneiro em soluções ambientais em todo o Brasil”, enfatizou.
Vencedor do Prêmio Jovem Brasileiro
Os projetos vencedores do Prêmio Jovem Brasileiro 2021 serão anunciados na quinta-feira, 28, no ZoOme Hall at Teatro B32, localizado na Faria Lima, em São Paulo. Duas categorias serão premiadas. São elas: ‘instituição’ e ‘inscrição e avaliação de projetos’.
Nossos Mares
O projeto ‘Amigo Pescador’ está inserido na iniciativa ‘Nossos Mares’, da Semam. Por ele, é examinado todo o material recolhido no mar, para identificar os impactos da poluição marinha na pesca. Após a análise, os itens recicláveis são destinados às cooperativas, e os rejeitos para a disposição adequada.
A ação também dispõe de um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) exclusivo para os pescadores. Apenas este ano, mais de 800 quilos de resíduos foram descartados no local.
Desta forma, é possível diagnosticar a situação atual das zonas costeiras de Guarujá e, ao identificar os impactos ambientais, desenvolver soluções adequadas.
You must be logged in to post a comment Login