Connect with us

Guarujá em Foco

Projeto ‘Bombeiro na Escola’ encanta alunos

Published

on

Projeto educacional envolve alunos dos períodos do Fundamental I e II

A fim de ensinar técnicas para evitar situações de risco e aplicar primeiros socorros, a Prefeitura de Guarujá, junto com o Corpo de Bombeiros, iniciou as primeiras atividades do projeto ‘Bombeiro na Escola’. A visita inicial ocorreu no último dia (10), na Escola Municipal Professor Benedito Cláudio da Silva (Vila Alice).

A ação contempla alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II sobre primeiros socorros e prevenção de acidentes. O programa atenderá todas as 26 escolas do Ensino Fundamental da rede municipal, com o cronograma se estendendo até o final o final do ano.

A iniciativa foi criada com colaboração entre a Secretaria de Educação (Seduc) e o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, e engloba também o Projeto Bombeiro Educador, que capacita oficiais para ensinar conhecimentos de segurança em escolas municipais.

As aulas foram conduzidas pelo Bombeiro Educador, Rafael Marinho, que conversou e tirou dúvidas de alunos sobre variados tópicos de segurança. O projeto se divide em até quatro visitas, além de formatura com a certificação dos estudantes.

Os estudantes também receberam cartilhas educativas para reflexões com a família. O material pedagógico ensina a prevenir acidentes tanto na escola quanto no ambiente doméstico, incluindo ensinamentos sobre incêndios, desengasgamento, reanimação cardiopulmonar (RCP), entre outros. Além de ensinar a linguagem e comunicação com bombeiros e o Samu para facilitar o atendimento em casos de acidente.

De acordo com Marinho, a importância da iniciativa está em transformar os alunos em disseminadores de conhecimento, transmitindo o aprendizado das aulas para os familiares. “Em casa, levando a nossa cartilha, elas vão repassar para os pais e as crianças não esquecem. Então evitando e prevenindo ocorrências fica melhor para todos”, afirmou o bombeiro.

A aluna do 9º ano, Ana Beatriz, achou interessante a aula, aprender o que deve fazer em situações de risco. “Gostei por entender que temos que tentar manter a calma e ligar para o Bombeiro em qualquer situação”.

Rosana Pereira, colega de Ana Beatriz, também aprendeu dicas úteis em caso de incêndios: “A gente aprendeu, por exemplo, a colocar uma toalha úmida na porta em casos de incêndio para se proteger até os bombeiros chegarem”.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement