Projeto da Medicina Unaerp Guarujá apresenta resultados da imersão no SUS

HomeGuarujá em Foco

Projeto da Medicina Unaerp Guarujá apresenta resultados da imersão no SUS

No evento de encerramento, os estudantes apresentaram devolutivas sobre a experiência imersiva que permitiu conhecer de perto os vários níveis de assistência do SUS

No dia 14 de dezembro, a Medicina da Unaerp Guarujá realizou o encerramento do Conecta SUS, projeto extensionista da universidade com foco no Sistema Único de Saúde. Na solenidade, os alunos apresentaram devolutivas sobre a vivência imersiva ocorrida entre os meses de setembro a novembro – através das visitas técnicas, palestras e dinâmicas – que enriqueceu o entendimento da grandiosidade do SUS.

Patrick Venâncio é morador da Baixada Santista e estudante da Medicina Unaerp. Ele destacou a experiência enriquecedora de conhecer setores de saúde em diversos níveis de atendimento. “Essa imersão pelo Conecta foi de extrema importância, permitiu que tivéssemos uma visão real do SUS”.

O coordenador do curso, Prof. Dr. Geraldo Magela Nogueira Marques, agradeceu a todos os envolvidos e aos gestores das unidades que receberam as visitas. “No projeto, os alunos puderam passar por todos os aparelhos vinculados à complexidade do SUS para entenderem como funciona. Isso permite a integração e o fortalecimento dos conhecimentos”.

Para a diretora geral da Unaerp Guarujá, Profa. Dra. Priscilla Bonini Ribeiro, o projeto vem ao encontro do papel da universidade em contribuir com a região onde está inserida. “Pelo projeto, a partir desses relatos, vamos compilar e acompanhar anualmente, para que possamos contribuir para aprimorar o Sistema SUS da Baixada Santista”.

Os coordenadores do Conecta SUS destacam que a Unaerp tem inovado em procurar alternativas que enriqueçam a formação. “O projeto permite levar os alunos a uma liberdade por meio do conhecimento científico e por meio de uma formação médica comprometida e ética”, ressaltou o professor doutor Eduardo Carvalho de Souza. Segundo o Prof Dr José Claudio Garcia Lira Neto, os alunos atingiram locais que poucos cursos de Medicina tiveram acesso. “O projeto é interdisciplinar e dinâmico, permitindo a eles conhecerem cada ponto da rede de atenção à saúde onde passarão a vida inteira como médicos e médicas, após formados”.

Conecta SUS – Iniciado em setembro, o Conecta SUS proporcionou à 1ª etapa da Medicina uma semana inteira de visitas técnicas observacionais em 48 locais da rede de saúde em Bertioga, Guarujá, Praia Grande e Santos, nos mais variados níveis de complexidade. Dinâmicas, palestras e mesas redondas com gestores também foram realizadas, com o objetivo de compreender todo o funcionamento do SUS na Baixada Santista. Em seguida, ao longo do semestre, os alunos prepararam recursos digitais voltados à população sobre os direitos em saúde, e devolutivas sobre as experiências, que serão levadas ao conhecimento dos gestores de saúde.

Integrando a metodologia do curso, o projeto será realizado periodicamente, permitindo a integração e o fortalecimento dos conhecimentos dos estudantes quanto ao SUS, e com isso, atrelar esse conhecimento às necessidades da população.

COMENTÁRIOS

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?