Connect with us

Guarujá em Foco

Projeto da Medicina Unaerp Guarujá apresenta resultados da imersão no SUS

Published

on

No evento de encerramento, os estudantes apresentaram devolutivas sobre a experiência imersiva que permitiu conhecer de perto os vários níveis de assistência do SUS

No dia 14 de dezembro, a Medicina da Unaerp Guarujá realizou o encerramento do Conecta SUS, projeto extensionista da universidade com foco no Sistema Único de Saúde. Na solenidade, os alunos apresentaram devolutivas sobre a vivência imersiva ocorrida entre os meses de setembro a novembro – através das visitas técnicas, palestras e dinâmicas – que enriqueceu o entendimento da grandiosidade do SUS.

Patrick Venâncio é morador da Baixada Santista e estudante da Medicina Unaerp. Ele destacou a experiência enriquecedora de conhecer setores de saúde em diversos níveis de atendimento. “Essa imersão pelo Conecta foi de extrema importância, permitiu que tivéssemos uma visão real do SUS”.

O coordenador do curso, Prof. Dr. Geraldo Magela Nogueira Marques, agradeceu a todos os envolvidos e aos gestores das unidades que receberam as visitas. “No projeto, os alunos puderam passar por todos os aparelhos vinculados à complexidade do SUS para entenderem como funciona. Isso permite a integração e o fortalecimento dos conhecimentos”.

Para a diretora geral da Unaerp Guarujá, Profa. Dra. Priscilla Bonini Ribeiro, o projeto vem ao encontro do papel da universidade em contribuir com a região onde está inserida. “Pelo projeto, a partir desses relatos, vamos compilar e acompanhar anualmente, para que possamos contribuir para aprimorar o Sistema SUS da Baixada Santista”.

Os coordenadores do Conecta SUS destacam que a Unaerp tem inovado em procurar alternativas que enriqueçam a formação. “O projeto permite levar os alunos a uma liberdade por meio do conhecimento científico e por meio de uma formação médica comprometida e ética”, ressaltou o professor doutor Eduardo Carvalho de Souza. Segundo o Prof Dr José Claudio Garcia Lira Neto, os alunos atingiram locais que poucos cursos de Medicina tiveram acesso. “O projeto é interdisciplinar e dinâmico, permitindo a eles conhecerem cada ponto da rede de atenção à saúde onde passarão a vida inteira como médicos e médicas, após formados”.

Conecta SUS – Iniciado em setembro, o Conecta SUS proporcionou à 1ª etapa da Medicina uma semana inteira de visitas técnicas observacionais em 48 locais da rede de saúde em Bertioga, Guarujá, Praia Grande e Santos, nos mais variados níveis de complexidade. Dinâmicas, palestras e mesas redondas com gestores também foram realizadas, com o objetivo de compreender todo o funcionamento do SUS na Baixada Santista. Em seguida, ao longo do semestre, os alunos prepararam recursos digitais voltados à população sobre os direitos em saúde, e devolutivas sobre as experiências, que serão levadas ao conhecimento dos gestores de saúde.

Integrando a metodologia do curso, o projeto será realizado periodicamente, permitindo a integração e o fortalecimento dos conhecimentos dos estudantes quanto ao SUS, e com isso, atrelar esse conhecimento às necessidades da população.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement