Connect with us

Economia

Projeto de inovação qualifica micro e pequenas empresas da Cidade

Publicado

em

Lançamento da metodologia do Projeto Agente Local de Inovação aconteceu nesta terça-feira (14), na sede do Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), no Santa Rosa

Empreender não é uma tarefa fácil, pois requer apoio e orientação. Mas, qual é a receita para crescer e se tornar uma marca reconhecida? É com esse objetivo que a Prefeitura de Guarujá oportuniza aos micro e pequenos empresários da Cidade, uma consultoria gratuita. A ação acontece por meio do Projeto Ali – Agente Local de Inovação, uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

— Leia também: Entrega da Declaração do Imposto de Renda começa no dia 15 de março

O lançamento da metodologia do Projeto aconteceu em Guarujá nesta terça-feira (14), na sede do Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), no bairro do Santa Rosa. Até sexta-feira (17), micro e pequenos empresários da Cidade, ainda podem se inscrever por meio do formulário do Google forms neste link, ou presencialmente, no posto do Sebrae Guarujá (Avenida Leomil, 630, Centro). O atendimento ocorre das 10 às 16 horas.

Durante o encontro, um grupo de empresários já inscritos no Projeto, contaram com a palestra sobre Inteligência Artificial e Marketing Digital, realizadas pelo consultor do Sebrae, César Ossamu, que tratou da produção de conteúdo digital. Em sua introdução, ele apresentou o funil do marketing digital, composto por quatro eixos: fazer com que as pessoas conheçam sua marca (chamar a atenção); captar informação; se conectar, criar empatia; e atender a necessidade do cliente e adequar a oferta. Também mostrou ferramentas, entre as de inteligência artificial, o ChatGPT, utilizado para a produção de textos. “É o impacto da inteligência artificial nos conteúdos”.

O gestor do Projeto na Baixada Santista, Francisco José da Costa Júnior, explica que o intuito do evento desta terça foi de promover a sensibilização desses empreendedores. “A ideia é trazer inovação às empresas, de maneira muito simples. A inovação pode ser, por exemplo, a atualização de dados de seus clientes através do whatsapp, o que gera economiza de tempo e energia”.

Neste aspecto, ele acrescenta que esse é o papel do pesquisador do Sebrae in loco: identificar no que o empreendedor precisa melhorar. Francisco ressalta ainda que em 2022, o Projeto Ali aumentou a produtividade das micro e pequenas empresas atendidas em 27,9% e, em 9%, o faturamento real. Na Baixada Santista, o Projeto conta com 15 pesquisadores.

“Além da inovação, o programa visa melhorias na gestão, tornando a empresa mais preparada. Quanto mais empresas se desenvolverem no Município, melhor para Guarujá e Vicente de Carvalho”, frisa o superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário da Prefeitura de Guarujá (Sedep), Diego Abreu.

Empreendedores apostam na consultoria para otimizar os negócios

Através do Projeto Ali, micro e pequenas empresas esperam melhorar a produtividade e o faturamento. É o caso de Vinícius Alves da Silva, que atua no ramo da alimentação. Para ele, a consultoria do Sebrae funciona como um verdadeiro guia. “Nos traz mais clareza. Estamos em busca de mais produtividade e controle de custos. Sem essa oportunidade, tenho certeza de que as ações seriam muito mais lentas”, contou ele que é um dos sócios-proprietários do Ateliê Dona Jura. Há 10 anos, ele e sua família mantêm uma cafeteria e uma fábrica de bolos, com lojas em Vicente de Carvalho, Vila Lígia e Enseada.

Quem também deseja crescer nos negócios é Rosângela Freitas, que desde 2019 possui a André Bebidas e Gelo, na Enseada. “Ter conhecimento é fundamental. Esta é uma oportunidade excelente para quem deseja alavancar os negócios”. É a primeira vez que ela participa deste tipo de consultoria.

Projeto Ali – É o maior programa de consultoria empresarial do Brasil e disponibiliza às pequenas empresas, um agente de inovação do Sebrae. Esse profissional acompanha o empreendimento durante seis meses, identificando necessidades e propondo soluções que gerem o crescimento sustentável do negócio. Destinado às microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), o Projeto acontece entre uma parceria entre a Prefeitura de Guarujá, Sebrae, Associação Comercial e Empresarial de Guarujá (Aceg) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement