Guarujá em Foco
Projeto do Parque do Forte é entregue ao ministro de Portos e Aeroportos
Silvio Costa Filho esteve em vistoria nas obras do futuro aeroporto de Guarujá nesta sexta-feira (5); ele aceitou a proposta para que o atual Forte do Itapema torne-se um inovador e moderno complexo de turismo e eventos da Cidade
De Guarujá
Nesta sexta-feira (5), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, realizou uma visita técnica nas obras da primeira fase do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá, localizado na Base Aérea em Vicente de Carvalho.
Durante a visita, a secretária Municipal de Planejamento (Seplan), Polliana Iamonti, entregou ao ministro o projeto do Parque do Forte, que visa transformar o Forte da Vera Cruz do Itapema em um complexo moderno de turismo e eventos. Segundo o prefeito Válter Suman, o parque será um legado importante para Guarujá e a Baixada Santista, promovendo integração e turismo na região.
Leia também: Vicente de Carvalho ganha Centro de Especialidades
O ministro Silvio Costa Filho ressaltou a importância do projeto para a história de Guarujá e da Baixada Santista, afirmando o apoio da autoridade portuária para a realização do parque. O presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, também se comprometeu a apoiar a iniciativa, destacando a importância da integração Porto-cidade.
O projeto do Parque do Forte inclui restaurações, áreas de lazer, cultura, práticas esportivas, um galpão multiuso e um complexo gastronômico. A proposta prevê acessos marítimo e terrestre, facilitando a conexão com Santos e outras áreas de Guarujá, aproveitando a travessia de barcas e o futuro túnel submerso.
Pista do futuro aeroporto de Guarujá recebe intervenções
Mais de 50 trabalhadores atuam nas obras da primeira fase de intervenções do futuro aeroporto de Guarujá. Neste momento, são executados os serviços das cercas operacionais ao redor da pista, assim como escavação, colocação das estacas brocas, execução da viga longitudinal e instalação dos mourões.
Na última semana, também foram iniciados os serviços de fresagem da pista de Taxyway C, assim como finalizada a limpeza de terreno e as supressões vegetais previstas.
A primeira etapa das obras contempla reforma e adequação da pista de pouso e decolagem. Nesta fase, o investimento é de R$ 19 milhões, provenientes do Governo Federal. O secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Mauro Braga, ressalta que “estão incluídas, também, intervenções nas pistas de táxi A, B e C; faixa de pista e sistema de drenagem, implantação de cerca operacional e barreiras de proteção de fauna.
“O projeto global do Aeroporto contempla um total de quatro fases”, relata.
You must be logged in to post a comment Login