O Projeto Ondas, ação que realiza as atividades no contraturno escolar há mais de 17 anos, desenvolvendo além do surfe educativo, o apoio pedagógico, inclusão digital, educação ambiental, valores e assistência social e jurídica para os alunos e suas famílias, retoma suas atividades com os educandos, proporcionando um ambiente de aprendizado, esporte e desenvolvimento para cerca de 80 crianças e adolescentes de 7 a 12 anos de idade em situação de
vulnerabilidade socioeconômica em Guarujá.
As atividades acontecem no contraturno escolar, às segundas, quartas e sextas-feiras, nos períodos
da manhã (8h às 11h) e da tarde (14h às 17h), com foco não apenas no surfe, mas também na educação e na inclusão social.
»» Leia também: Inscrições abertas para curso gratuito de Introdução em Libras
Este ano, o Projeto Ondas atuará em três frentes, com os projetos Surfando Valores, que incentiva a prática do surfe como esporte educacional; o Onda do Saber, que oferece apoio pedagógico aos beneficiários, e o projeto Onda da Convivência, que trabalha o fortalecimento de vínculo com as famílias atendidas. A grande novidade deste ano é o projeto piloto Onda Profissionalizante, que trará cursos de manicure, pedicure e empreendedorismo para as famílias beneficiadas pela instituição.

A instituição retoma suas atividades proporcionando um ambiente de aprendizado, esporte e desenvolvimento para cerca de 80 crianças e adolescentes de 7 a 12 anos de idade em situação de vulnerabilidade socioeconômica em Guarujá. Foto: Divulgação
Para Jojó de Olivença, bicampeão brasileiro de surfe e fundador do Ondas, a retomada das atividades marca o início de um ano promissor. “Graças a Deus chegou o momento mais esperado por todos. Tanto pelos colaboradores, quanto pelas crianças e pelos pais. Momento que a gente aguardava para acontecer. Em razão de alguns atrasos na assinatura dos termos de compromisso e formalidades, atrasou um pouco, mas veio no momento certo. Foi até bom que tudo isso acontecesse para que pudéssemos iniciar alinhados ao calendário escolar”.
A Organização conta com o apoio da SEL – Secretaria Municipal Esporte e Lazer de Guarujá, LIE – Lei de Incentivo ao Esporte e Ministério do Esporte, através do Projeto Surfando Valores III (Santos Brasil, BTP, Rip Curl, Gerdau, Norfil, Ecoporto – Ecovias do Araguaia e EcoRiominas), parceria CMDCA e investimentos sociais.
Interessados em colaborar com o projeto que visa a transformação através do surfe e da educação podem fazer doações por meio do link: https://ondas.colabore.org. Além disso, o Projeto Ondas possui uma página de doação na plataforma Trackmob, e para acessar é só entrar no site do Ondas www.projetoondas.org.br. A instituição conta também com o apoio de empresas para continuar a se desenvolver como organização social e manter os programas integrados de desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.
COMENTÁRIOS