Colunas
Quem não gosta de Beatles?
Você conhece alguém? Independente de idade, crença religiosa, nacionalidade, Beatles é paixão mundial
As pessoas gostam de Beatles porque eles, praticamente, criaram tudo o que conhecemos hoje em dia no show business. Novas técnicas de estúdio, videoclipes, shows em estádios lotados, uso de orquestras na música pop, álbuns conceituais, transmissão televisiva global (All You Need is Love), enfim, é tanta coisa que fica difícil nominar.
Nenhum disco dos Beatles era igual aos anteriores. Você quer ouvir Rock’n Roll, Blues, Valsa, Jazz, Country, música indiana, Hard Rock? É só procurar, que em algum disco deles você vai encontrar algo assim.
Para os aficionados pelo ‘Fab Four’ em Guarujá, vai uma dica para o fim de semana. A escola de inglês CCAA realizada neste sábado (28), a partir das 18 horas, a segunda edição do Festival ‘The Beatles Maniacs 4 ever’, com show musical beneficente incluindo vários sucessos de toda a trajetória da banda.
Para o idealizador do projeto, o jornalista e diretor da franquia da CCAA em Guarujá, Mário de Araújo, a ideia é fazer uma confraternização de gerações através das músicas dos Beatles.
“O evento vai contar com músicos profissionais acompanhando nossos alunos e professores. Vai ter também pais e avós músicos, que participarão com seus filhos e netos em uma verdadeira festa beatlemaníaca”, relata.
Segundo o diretor, a primeira edição aconteceu antes da Pandemia e foi um sucesso. O evento é aberto ao público em geral e tem caráter beneficente, com a arrecadação de um quilo de alimento não perecível, para doação para uma instituição de atendimento a pessoas carentes de Guarujá.
Entre os profissionais presentes estarão músicos da Banda Sinfônica de Cubatão, uma orquestra que já teve um programa só de músicas dos Beatles. “Eles são especialistas e conhecem a obra toda, músicos excelentes, formados em música”, conta Mário.
Participam também músicos profissionais da Orquestra Sinfônica de Santos. “Nosso contrabaixista, por exemplo, é Fábio Ferreira, que toca com ambas as orquestras”, revela o diretor, que também é músico e toca o repertório da banda desde a infância. “Até eu vou tocar”, garante.
A música está entrelaçada à vida de Mário, não só como músico, desde criança. “Eu fui produtor e revelei para o Brasil e para o Mundo, Helena Meirelles, a grande instrumentista do Pantanal, no Mato Grosso do Sul”, relembra o diretor.
A artista foi um estrondoso sucesso nos anos 90, chegando a ser eleita pela revista americana Guitar Player, a maior revista de vilão e guitarra do Planeta, como uma das 100 melhores instrumentistas do mundo, por sua atuação nas violas de seis, oito, dez e doze cordas.
Em 2012, foi incluída na lista 30 maiores ícones brasileiros da guitarra e do violão (Categoria: Raízes Brasileiras) da revista Rolling Stone Brasil. A artista merece uma coluna só dela, em nossa próxima edição.
Mas, voltando aos Beatles, Mário é mais do que um aficionado pela banda. Sua história com a língua inglesa e com a música começaram juntas.
“Eu aprendi inglês e a tocar violão sozinho, ouvindo as músicas da banda. Desde a adolescência tocava em bandas com repertório de Beatles e fui parar na Inglaterra, aos 22 anos, por conta dessa paixão. Fui sem passagem de volta e fiquei lá durante dois anos”, conta.
A vocação com a língua inglesa e a paixão pelos Beatles é o que incentiva o jornalista a dirigir a escola oferecendo vários eventos musicais aos alunos. “A meninada quando aprende a cantar uma música de Beatles não esquece nunca mais e treinam o que aprendem em sala de aula, com a pronúncia, ritmo do idioma, cantando junto com quem conhece os originais. É a maior felicidade”, conclui.
E você? Quer ser feliz também ao som dos Beatles? Então separa seu quilo de alimento e aparece na escola neste sábado!
SERVIÇOS
Local: Pátio Cultural CCAA (Rua Washington, 207 – Centro)
Horário: 18 horas
Entrada: 1 quilo de alimento não perecível
You must be logged in to post a comment Login