Connect with us

Guarujá em Foco

Quiosqueiros permissionários ganham mais dois anos devido a pandemia

Published

on

Prefeito Válter Suman recebeu, em seu gabinete, mais de 10 representantes da categoria que integram a Associação Orla Guarujá para assinatura do documento

Da Redação

A Prefeitura de Guarujá prorrogou, por mais dois anos, o termo de permissão de uso aos 54 quiosqueiros instalados na Praia da Enseada. Para isso, o chefe do Executivo, Válter Suman, assinou o documento junto à Associação Orla Guarujá, em encontro que aconteceu no Paço Moacir dos Santos Filho, no Santo Antônio, no último dia 5. Participaram mais de 10 permissionários.

Segundo o prefeito, a formalização do ato representa, além de uma garantia, uma satisfação para a Cidade, do ponto de vista jurídico, também. “Vocês são nossos grandes propagandistas do turismo da Cidade. Este documento garante que vocês possam trabalhar tranquilamente por mais uma temporada, o que é muito positivo, depois do ápice da pandemia, que os prejudicou bastante”.

— Leia também: Entenda as mudanças nas aposentadorias em 2023

O prazo para a exploração do local por parte dos permissionários terminou em dezembro de 2022. Os 54 quiosques se encontram em área pública e estão distribuídos ao longo dos quase 6 quilômetros da Praia da Enseada.

Fiscalização coíbe abusos

Moradores e turistas que estavam na cidade na última quarta-feira (18) aprovaram de modo geral a continuidade do serviço pelos atuais permissionários. No entanto, essa aprovação não foi consenso. As cobranças de consumação e os altos valores praticados deixam marca negativa em quem resolve consumir nos quiosques.

Alugando um apartamento na região da Praça Abílio dos Santos Branco, na Enseada, a costureira Andrea Vanzolini disse que é sempre bem atendida pelos quiosqueiros, mas se queixa dos valores praticados.

“Chegamos no ano novo e vamos embora no domingo. Nós sempre trazemos a nossa ‘farofa’ porque se torna inviável consumir todo dia. Tudo é muito caro, desde a água até uma porção”, e completou: “a prefeitura deveria fiscalizar com mais rigor os preços, afinal, são permissionários”.

Carla Lopes, moradora da cidade, diz que os preços dos quiosques e dos ambulantes são iguais. “Aqui tanto faz consumir na areia ou no quiosque. Os valores das porções são os mesmos, com o acréscimo da taxa de uso dos banheiros. E a cobrança das cadeiras, também”, conta. “Quase todo cliente reclama”.

Angela (nome fictício a pedido da fonte) trabalha há cinco anos na praia e garante que a prática é usual. “Aos finais de semana, os preços tendem a subir mesmo. Sem contar a exigência de consumação em troca dos guarda-sois. A gente precisa do trabalho e fica quieto, mas é um abuso mesmo. Concordo que falta fiscalização e punição nesse quesito, sim. Ainda mais porque 80% dos que trabalham nesses quiosques não tem registro de fato”, contou à reportagem.

A situação ganhou projeção na mídia televisiva nesta semana, no entanto, o Procon de Guarujá vem atuando nas orlas a fim de coibir a prática. Na última terça-feira (17), os agentes identificaram em alguns estabelecimentos a cobranças de R$ 100 e R$ 150 para uso de guarda-sóis e cadeiras, mediante consumo. A legislação da cidade já proíbe essa prática.

Inclusive, regula que os ambulantes e os quiosques tem uma faixa específica para colocar até 30 mesas e guarda-sóis e 120 cadeiras, desde que haja cliente, sendo proibida a reserva de espaço. O consumidor que sentir lesado ou quiser denunciar a prática pode ligar no telefone 153 ou no Procon Guarujá, pelos telefones (13)3355-6648.

Ambulantes das praias de Guarujá recebem camisetas personalizadas

A partir deste fim de semana, os ambulantes que atuam nas praias de Guarujá poderão ser identificados pelas cores das camisetas especiais. Quem estiver com a licença em dia, recebeu a vestimenta personalizada com a frase “Eu Amo Guarujá” na frente e “Ambulante Legal” nas costas.

Ao todo, mais de 800 camisetas foram confeccionadas e cada praia será representada com uma cor diferente. A Praia do Tombo, por exemplo, certificada 13 vezes consecutivas com o selo internacional Bandeira Azul, terá ambulantes com camisetas brancas. A Praia das Astúrias, principal praia da Cidade para iniciantes no surfe, terá ambulantes com camisetas azuis.

A Praia da Enseada, a maior de Guarujá, com 5,6 quilômetros de extensão, será a que mais ganhará ambulantes identificados: serão 300 com camisetas vermelhas. Ambulantes de Pitangueiras vestirão laranja. Do Guaiúba, amarelo, e da Praia do Perequê irão vestir camisetas verdes.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement