Brasil/Mundo
Receita Federal libera último lote de restituição do IR 2024
Nesta segunda-feira, 30 de setembro, cerca de 511 mil contribuintes que entregaram a declaração do Imposto de Renda (IR) até setembro receberão o último lote de restituição de 2024. O pagamento, que soma R$ 1,03 bilhão, também inclui restituições residuais de anos anteriores e abrange aproximadamente 86 mil contribuintes do Rio Grande do Sul.
»» Leia também: Queimadas em setembro aumentam 30% em relação à média histórica; 2024 pode ter o maior número desde 2010
Os valores serão depositados ao longo do dia na conta bancária ou na chave Pix (tipo CPF) informada na declaração. Cerca de 40% do total será destinado a contribuintes prioritários, sendo que a maioria (201.381) utilizou a chave Pix ou a declaração pré-preenchida, que garante prioridade no reembolso.
O lote também inclui 106.289 contribuintes que não informaram a chave Pix e não se enquadram nas categorias prioritárias, além de 86.570 residentes no Rio Grande do Sul, 75.686 contribuintes entre 60 e 79 anos e 23.180 com o magistério como principal fonte de renda. O restante é composto por 11.188 idosos acima de 80 anos e 6.731 contribuintes com deficiência ou moléstia grave.
Contribuintes do Rio Grande do Sul que regularizaram suas declarações até setembro foram incluídos na lista de prioridades devido às enchentes que ocorreram em abril e maio.
A consulta à restituição pode ser feita pelo site da Receita Federal, na seção “Meu Imposto de Renda”, ou pelo aplicativo da Receita. Caso o contribuinte não esteja na lista, ele deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar pendências e, se necessário, enviar uma declaração retificadora.
Se a restituição não for depositada devido a conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome através do Portal BB ou pela Central de Relacionamento. Após um ano, a restituição não resgatada deve ser solicitada no Portal e-CAC.
You must be logged in to post a comment Login