Guarujá em Foco
Rede Cinco Básicos certifica 70 profissionais e apresenta caderno de atividades
Parceria inédita no País tem como objetivo a promoção de práticas de cuidado infantil, baseadas em evidências científicas, em apoio ao desenvolvimento social, emocional e cognitivo de crianças
Com objetivo de promover a prática de cuidado infantil, 70 profissionais das Secretarias de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), Educação (Seduc) e Saúde (Sesau) foram certificados no 3º Encontro da Rede Cinco Básicos Guarujá. Durante o evento, que aconteceu na última quinta-feira, foi apresentado o primeiro caderno de atividades produzido pela rede.
»» Leia também: Caminhada pela conscientização do autismo reúne cerca de mil pessoas
“É um programa fundamental que visa a transformação das próximas gerações e vamos continuar avançando neste trabalho em rede. Só teremos uma Cidade melhor, se nós cuidarmos da primeira infância”, afirmou o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Rafael Carvalho.
O Programa Cinco Básicos Guarujá foi viabilizado a partir de um Termo de Cooperação entre a Prefeitura e o movimento internacional The Basics, representado como Cinco Básicos no Brasil, firmado em 2021. Mais de 300 profissionais já foram capacitados e 7.669 crianças, de 0 a 6 anos, e suas famílias foram beneficiadas.
A parceria, que é inédita no País, tem como objetivo a promoção de práticas de cuidado infantil, baseadas em evidências científicas, em apoio ao desenvolvimento social, emocional e cognitivo de crianças, desde o nascimento até os seis anos de idade.
A educadora, Marta da Cruz Vale Fernandes, que trabalha no Núcleo de Educação Infantil Conveniado (Neic) Irmã Sheila tem percebido os benefícios do programa no dia a dia da escola. “Nós conseguimos com a aproximação da família, não só trabalhar o pedagógico, mas o emocional das crianças, promovendo uma educação integral”, afirmou a educadora.
Os profissionais da saúde têm usado os momentos de espera da consulta e a sala da gestante para ensinar os cinco princípios. É o caso da agente comunitária, Anna Leopoldina Matos Cabral, da Unidade de Saúde da Família (Usafa) Vila Rã. “Temos atividades com as gestantes e com as crianças da sala de espera. Realizamos oficinas, brincadeiras, sempre demonstrando muito amor”, afirmou.
Agora, os profissionais contam também com um caderno de atividades que está disponível no site do programa cincobasicos.org. A iniciativa foi produzida em rede e serve como um manual de boas práticas.
You must be logged in to post a comment Login