Connect with us

Regional

Reeleito com votação recorde, Válter Suman irá priorizar porto, turismo e mobilidade

Published

on

De Guarujá

Com uma votação recorde na história política da cidade, o atual prefeito de Guarujá, Válter Suman (PSB), foi reeleito no primeiro turno. Suman, que compôs chapa a vice-prefeita eleita Adriana Machado, alcançou 112.672 votos nas duas zonas eleitorais da Cidade, o equivalente a 75,68% do eleitorado. O segundo colocado, o candidato Miguel Calmon (PRTB) conquistou 12.440 votos (8,36%), e Dedé do Adélia (DEM) em terceiro, angariou 6.451 votos (4,33%)(ver quadro).

Com nove candidatos em disputas, esta eleição entrará para a história de Guarujá como a de maior percentual de votação. Os números alcançados por Suman superaram os votos angariados pela prefeita eleita em 2012, Maria Antonieta de Brito, que somou 106.415 votos no segundo turno do pleito (64,25%, numa disputa que envolvia apenas dois candidatos).

O percentual de Suman também é superior aos 61% dos votos válidos atingidos no primeiro turno da eleição de 2000 pelo candidato Maurici Mariano, que à época também tentava a reeleição.
(Quadro)

Suman fala de reconhecimento e trabalho

Emocionado com a vitória tão expressiva, o prefeito reeleito reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento da cidade e agradeceu pelo reconhecimento ao trabalho feito no primeiro mandato.

“A palavra é gratidão. A população de Guarujá reconheceu tanto o trabalho de recuperação da cidade quanto as propostas para aprimorar a gestão municipal. Vamos, a partir de 2021, colocar em prática a segunda etapa do nosso plano de governo, avançando nas conquistas em todas as áreas”, afirmou o prefeito reeleito.

Questionado pela reportagem sobre as prioridades do segundo mandato, Suman fez questão de salientar que os projetos que envolvem porto, petróleo e gás, mobilidade e turismo são os focos prioritários, enquanto as obras de infraestrutura já conquistadas seguem em andamento.
Desenvolvimento

A palavra forte deste segundo mandato é mesmo ‘desenvolvimento’. “Estamos avançando com o novo Plano Diretor da Enseada, a concretização do prolongamento da Avenida D. Pedro I, somados ao novo campus da Unoeste, a implantação do 21º batalhão da Polícia Militar, que já está com projeto executivo aprovado, e o aumento de pessoas se fixando na cidade devido a quarentena, imagina o potencial para a construção civil na retomada do pós pandemia”, disse Suman.

Para atender ao aumento de pessoas na cidade, o prefeito destacou que seu governo está buscando recursos para viabilizar o projeto executivo de construção de uma nova entrada na cidade, com novos acessos.

O prefeito ainda fez questão de destacar que serão realizados em breve a segunda fase do projeto Acaraú, em Vicente de Carvalho, bem como a segunda fase das obras de acesso ao porto (Rua do Adubo) e o avanço dos projetos em desenvolvimento na bacia do Rio do Meio, Rio Santo Amaro e bairro Santo Antonio, entre outros projetos que serão destacados nas próximas semanas.

Vice
A vice-prefeita eleita, a médica Adriana Machado, reconhecida pelo seu trabalho junto a saúde da mulher reassumiu o compromisso com a saúde enquanto desenvolve suas funções como vice e reiterou as palavras de Suman.
“Guarujá vive um momento de transformações positivas e isso foi reconhecido pela população. Agora, é trabalhar para aprofundar essas transformações e melhorar a qualidade de vida de todos os guarujaenses”, destacou.

Válter Suman – Natural de São José do Rio Preto, no interior paulista, é médico gastroenterologista, tem 61 anos e mora em Guarujá desde 1986, sendo funcionário público municipal há 33 anos e fundador do Programa de Internação Domiciliar (PID) de Guarujá – atual Serviço de Internação e Atenção Domiciliar (SIAD). Vereador por duas legislaturas (de 2005 a 2012), é casado com a advogada Edna Suman e pai dos também médicos Lucas e Válter Suman Júnior, além de avô do menino Gabriel, de seis meses.

Adriana Soares Araújo Machado – Nascida em Salvador (BA) tem 49 anos, é médica ginecologista e obstetra e mora em Guarujá há 18 anos, quando iniciou sua residência médica no Hospital Santo Amaro. É casada com Alexsander Machado, que também é ginecologista e obstetra, e mãe de Guilherme, de 6 anos. Funcionária pública desde 2008, já realizou mais de 20 mil partos. Na Administração Válter Suman, exerceu o cargo de coordenadora da Saúde da Mulher.

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement