Connect with us
Atendimentos semanais passarão de 600 para mil pacientes | Hygor Abreu/PMG

Guarujá em Foco

Reforma na UBS Vila Alice ampliará atendimento para 4 mil pacientes

Publicado

em

Atendimentos semanais passarão de 600 para mil pacientes | Hygor Abreu/PMG
Atendimentos semanais passarão de 600 para mil pacientes | Hygor Abreu/PMG

Serviço funciona provisoriamente no Caps AD II, no Jardim Progresso, em Vicente de Carvalho

A imagem da antiga Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Alice se tornará parte do passado. O tradicional equipamento de saúde passa por um processo de reforma estrutural, adequação e remodelação, dividido em duas etapas. As intervenções devem ampliar o seu atendimento médio mensal de 2.400 para 4 mil pessoas. A unidade ganhará, inclusive, uma ala exclusiva para atendimento a gestantes e lactantes e salas mais amplas.

– Leia também: Projeto ambiental de Guarujá é finalista no Prêmio Jovem Brasileiro

A primeira etapa das obras ocorreu com a unidade em funcionamento. Já a segunda, inicia nesta semana. Como os trabalhos serão intensificados, os atendimentos da UBS Vila Alice foram transferidos para o imóvel do Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas – Caps AD II, na rua Josefa Hermínia Caldas, 470, no Jardim Progresso. A distância ocorre pelo bairro não possuir um espaço adequado para atender a demanda no período de obras.

O secretário municipal de Saúde, Sandro Abreu, afirma que a reforma estrutural da UBS Vila Alice é uma demanda prioritária. “São obras extremamente necessárias, de total interesse da Secretaria de Saúde, que permitirão que o atendimento semanal salte de 600 para mil pessoas, o que resulta no aumento de quase 80%, passando de 2.400 para 4 mil por mês. É um significativo aumento na assistência em saúde para a população daquela região de Vicente de Carvalho”, afirma o secretário.

O imóvel contará com uma área exclusiva para o atendimento de gestantes e lactantes, com entrada isolada, uma área de recepção com mais conforto, duas salas para atendimento ginecológico e um espaço para aleitamento materno. A reforma permitirá o atendimento dos grupos de gestantes, lactantes, planejamento familiar e de pessoas com obesidade. Atualmente, o serviço tem sido feito de forma individual.

Obras da UBS Vila Alice

A primeira fase das obras ocorreu na parte de trás do imóvel, com a criação de todo o espaço para a saúde da mulher, duas salas de odontologia, construção de paredes, troca de telhado, substituição das antigas estruturas de madeira que estavam deterioradas por novas paredes, remodelação e divisão interna, implantação de piso podotátil e acessibilidade. As obras prosseguem agora para a parte da frente do espaço e na sua fachada.

A remodelação transportará todos os serviços administrativos para o piso superior e dará um novo formato para as salas de consultas. Serão reformadas ainda a sala de vacinação, a recepção e criadas novas salas de esterilização, pré-consulta e pós-consulta.

A prefeitura informou que as obras devem ser concluídas em quatro meses.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement