Selo Metropolitano de Turismo deve facilitar as viagens de um dia ou pernoite entre as cidades da Baixada Santista
A criação do Selo Metropolitano de Turismo, que pretende facilitar a circulação de ônibus e micro-ônibus de turismo entre as cidades da Baixada Santista, foi aprovada na manhã de terça-feira, 26, pelos integrantes do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb).
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O selo será válido para viagens de um dia ou pernoite, que integrem duas ou mais cidades da região. Por meio de cadastro em uma plataforma on-line e exclusiva, as companhias poderão submeter a rota à aprovação dos municípios. Isso extingue a necessidade de solicitar autorização à cada cidade, individualmente. A plataforma é destinada somente às agências de turismo regulares cadastradas no país e certificadas pelo Cadastur.
Outro benefício para as agências é a isenção de taxas de entrada e circulação.
“Com certeza, o selo vai contribuir muito com o turismo regional, que tende a aumentar a partir de agora, diante dos números positivos da vacinação e da flexibilização das medidas em relação ao coronavírus”, disse o prefeito Rogério Santos.
A decisão visa estimular o turismo na região de forma ordenada e qualificada. Além de contribuir com o aumento do consumo em equipamentos turísticos e comércio, movimentando a economia regional.
O selo foi desenvolvido pela Câmara Temática de Turismo da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem). Também ficará a cargo dela a disponibilização da plataforma e a definição da data de início do programa.
Cadastro para o selo
As companhias deverão se cadastrar na plataforma informando dados em relação à empresa, como o número de registro no Cadastur e CNPJ. Também é necessário inserir os dados do responsável pela agência, como nome completo e CPF. Após aprovada, cada companhia receberá o login e senha para facilitar as próximas solicitações.
As datas de ida e volta do veículo, local de hospedagem (em caso de viagens que durem mais de um dia), cidades pela qual passará e pontos turísticos a serem visitados serão parte dos dados exigidos pela plataforma no momento da solicitação. Os órgãos responsáveis pelo turismo de cada cidade poderão avaliar o pedido e aprovar ou não a solicitação.
Como vai funcionar
Após a aprovação, será emitido um selo em formato de QR Code, a ser afixado na parte externa do veículo. Desta forma, os fiscais das nove cidades da região poderão conferir as informações necessárias. Entre elas, se a documentação da agência responsável pelo tour está válida, se houve aprovação da rota, origem do veículo, entre outras. Desta forma, os agentes poderão tomar as providências para cada situação.
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