Connect with us
Criação do selo foi aprovada em reunião do Condesb | Francisco Arrais/PMS

Destaque

Região terá selo para circulação de veículos de turismo

Published

on

Criação do selo foi aprovada em reunião do Condesb | Francisco Arrais/PMS
Criação do selo foi aprovada em reunião do Condesb | Francisco Arrais/PMS

Selo Metropolitano de Turismo deve facilitar as viagens de um dia ou pernoite entre as cidades da Baixada Santista

A criação do Selo Metropolitano de Turismo, que pretende facilitar a circulação de ônibus e micro-ônibus de turismo entre as cidades da Baixada Santista, foi aprovada na manhã de terça-feira, 26, pelos integrantes do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb).

– Leia também: Mutirão de Vacinação atende no Perequê nesta quarta

O selo será válido para viagens de um dia ou pernoite, que integrem duas ou mais cidades da região. Por meio de cadastro em uma plataforma on-line e exclusiva, as companhias poderão submeter a rota à aprovação dos municípios. Isso extingue a necessidade de solicitar autorização à cada cidade, individualmente. A plataforma é destinada somente às agências de turismo regulares cadastradas no país e certificadas pelo Cadastur.

Outro benefício para as agências é a isenção de taxas de entrada e circulação.

“Com certeza, o selo vai contribuir muito com o turismo regional, que tende a aumentar a partir de agora, diante dos números positivos da vacinação e da flexibilização das medidas em relação ao coronavírus”, disse o prefeito Rogério Santos.

A decisão visa estimular o turismo na região de forma ordenada e qualificada. Além de contribuir com o aumento do consumo em equipamentos turísticos e comércio, movimentando a economia regional.

O selo foi desenvolvido pela Câmara Temática de Turismo da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem). Também ficará a cargo dela a disponibilização da plataforma e a definição da data de início do programa.

Cadastro para o selo

As companhias deverão se cadastrar na plataforma informando dados em relação à empresa, como o número de registro no Cadastur e CNPJ. Também é necessário inserir os dados do responsável pela agência, como nome completo e CPF. Após aprovada, cada companhia receberá o login e senha para facilitar as próximas solicitações.

As datas de ida e volta do veículo, local de hospedagem (em caso de viagens que durem mais de um dia), cidades pela qual passará e pontos turísticos a serem visitados serão parte dos dados exigidos pela plataforma no momento da solicitação. Os órgãos responsáveis pelo turismo de cada cidade poderão avaliar o pedido e aprovar ou não a solicitação.

Como vai funcionar

Após a aprovação, será emitido um selo em formato de QR Code, a ser afixado na parte externa do veículo. Desta forma, os  fiscais das nove cidades da região poderão conferir as informações necessárias. Entre elas, se a documentação da agência responsável pelo tour está válida, se houve aprovação da rota, origem do veículo, entre outras. Desta forma, os agentes poderão tomar as providências para cada situação.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement