Connect with us

Destaque

Regras para turismo de um dia é aposta para crescimento do setor

Published

on

Se tem Sol, tem visitantes na Pérola do Atlântico. E com a proximidade dos feriados e da temporada de verão, tem também o turismo de um dia, conhecido como bate e volta, e que divide opiniões na Cidade

Da Reportagem
Tatiana Macedo

Com a proximidade da temporada de verão, e os feriados de novembro, o turismo a locais próximos às capitais, incluindo litoral e interior estará em alta. O setor está aquecendo e dados projetados a partir de análise combinada entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Fecomércio (SP), apresentam que o setor de turismo pode representar 8,2% do PIB brasileiro nos próximos 10 anos.

Leia também: Rosa Cruz promove Noite da Pizza, dia 22

Composto, majoritariamente, por pequenos negócios, o turismo é um setor-chave para a retomada do crescimento econômico do país, considerando que tem influências diretas em mais de 200 setores da economia, como pequenos comércios, infraestrutura, transporte e locomoção, bares e restaurantes, cultura, e tantos outros.

Guarujá, uma das 15 estâncias balneárias do estado de São Paulo, busca sua parcela de desenvolvimento no setor e tem a seu favor a proximidade à capital e o fato de que basta um dia de sol para que o movimento aumente pelas ruas e praias da Cidade.

Se tem Sol, tem visitantes na Pérola do Atlântico. E com a proximidade dos feriados e da temporada de verão, tem também o turismo de um dia, conhecido como bate e volta, e que divide opiniões na Cidade.

O setor de restaurantes é conservador a respeito deste tipo de turismo. Heitor Gonzalez, empresário e presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sinhores), explica que o tema é bem controverso.

“Tem gente que é a favor e outros contra. Eu sou a favor, desde que com regras bem específicas. O turismo de um dia planejado e com destino certo é extremamente importante. Pois eles podem ter um passeio ou um almoço, por exemplo, pré-programado em um dos diversos restaurantes disponíveis. É excelente para movimentar a economia”.

E continua: “Sou contra o turismo de um dia sem destino, onde entram em uma das nossas Cidades sem deixar nenhuma receita. Nessa condição, (esses grupos) trazem comida e bebida no ônibus comprados na sua própria região e vêm somente usar as praias, o que obviamente deixa apenas problemas”, explica.

Heitor afirma que a Prefeitura tem um importante papel com a adequação do decreto municipal vigente (decreto nº 14.719, que regulamenta a Lei Municipal nº 291/2021, de 21 de dezembro de 2021), que disciplina a entrada e circulação na Cidade. Segundo o presidente, quando um ônibus recebe autorização ela poderia ser compartilhada com o trade.

Ele também comenta que há uma conversa com o Executivo para que essas autorizações também sejam “amarradas” com hotéis e restaurantes, por exemplo. “Por incrível que possa parecer, recentemente, um grupo de 20 empresários coreanos quiseram conhecer Guarujá de van, almoçar no restaurante Rufino’s e ir embora. Eles não puderam vir”, lamenta o empresário.

Receptivo ordenado

Para o secretário municipal de Turismo, Fábio Santos, de maneira ordenada e organizada a Cidade pode tirar proveito do turismo de um dia. “Se estiver adequado à indicação do decreto, de maneira ordenada, quando o grupo de turistas contrata uma empresa de receptivo local, devidamente cadastrada na Prefeitura e no Cadastur, com guia de turismo e roteiro, desde o estacionamento regular onde o veículo irá permanecer, até os locais de visitação, esse grupo é muito bem-vindo”, afirma Fábio.

“O que a gente quer evitar com a regulamentação é o que chamam de ‘turismo predatório’, quando pessoas vem para a cidade, sem planejamento nenhum e só deixam lixo”, finaliza.

Comércio quer cumprimento da lei

Para Jairo Nobre, vice presidente da Associação Comercial de Guarujá (Aceg), todos devem se unir para a que as regras de disciplina voltadas a esse tipo de turismo (bate e volta) possam trazer benefício para todos.

“Esse assunto é bem complexo. Mas, se a prefeitura conseguir cumprir esse decreto municipal será a solução para um problema. Nesse momento, a impressão que dá é a de que não tem nada regulamentando. A gente vê ônibus e vans no centro da Cidade, nas extremidades da Ilha, na Enseada, entrando em Guarujá sem nenhum vínculo ou compromisso. Se fizer valer esse decreto já é um bom começo”, afirma Jairo.

E finaliza: “A Aceg sempre foi parceira para pensar o Turismo e estaremos sempre à disposição”, garante.

O diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Guarujá considera positivo o visitante de um dia. “O turista vem curtir a praia de domingo e acaba almoçando em um restaurante, comprando uma lembrança para levar de Guarujá, um biquini ou artesanato. Por trás disso tudo tem toda uma cadeia de pessoas que se beneficiam, gerando mais empregos e o dinheiro fica na Cidade, girando a engrenagem do comércio local”, afirma Orlando.

Guarujá tem muito o que apresentar para visitantes. São belas praias urbanas, incluindo uma das 29 praias Bandeira Azul do Brasil, a Praia do Tombo, trilhas ecológicas por áreas de preservação ambiental, uma diversidade de restaurante e bares, Mirantes estratégicos, entre outros equipamentos turísticos. Tem tudo para alcançar o seu protagonismo entre as cidades do Litoral Paulista e se beneficiar com crescimento do setor nesta retomada de economia.

Atenção à autorização

Para turistas que queiram visitar em grupo a cidade de Guarujá, de van ou ônibus, devem pedir autorização prévia. O documento é expedido pela Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon).

Para solicitar, o interessado deve preencher formulário e encaminhar com os documentos para o e-mail autorizacaotransporte.sedecon@gmail.com ou no site da Prefeitura https://www.guaruja.sp.gov.br/entrada-de-veiculos-de-turismo/. Outras informações podem ser obtidas junto a Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Guarujá, pelo telefone (13) 3344-4461.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement