Connect with us

Guarujá em Foco

Remoção de 580 famílias que viviam em palafitas recebe premiação nacional

Published

on

Programa Vida Digna realocou munícipes para unidades habitacionais

A remoção de 580 famílias que viviam em palafitas, no Complexo Prainha/Marezinha, em Vicente de Carvalho, contemplou a empresa MRS Logística S.A com o Prêmio ANTT – Destaques 2023 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), na categoria Interação com a Sociedade: Remoção e Reassentamento na Baixada Santista. O trabalho foi desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Guarujá e contempla o programa estadual Vida Digna, que realocou 580 famílias em novos conjuntos habitacionais.

»» Leia também: Enchentes no RS Você já ajudou hoje? É tempo de solidariedade e oração.

A parceria de sucesso com a Prefeitura é conduzida pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e a iniciativa concorreu com 130 projetos de todo o Brasil. A premiação incentiva o desenvolvimento de ações inovadoras e reconhece esforços positivos. Os critérios estabelecidos para avaliação das medidas de destaque foram rigorosos, incluindo a análise dos resultados obtidos, a utilização eficiente dos recursos e o nível de inovação implementado.

Programa Vida Digna

O programa estadual Vida Digna tem por objetivo a erradicação de palafitas em toda a Baixada Santista. Em Guarujá, as moradias são destinadas a famílias oriundas do Complexo Prainha/Marezinha, que ocupam palafitas na área portuária, na margem esquerda do Porto, em Vicente de Carvalho.

Com a cessão dos terrenos pela Prefeitura e a execução da infraestrutura urbana pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (Seinfra), além do trabalho social desenvolvido pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), do Governo Estadual, construiu 580 unidades habitacionais, sendo 240 no Parque da Montanha e 340 no Cantagalo.

As unidades consistem em edifícios com andar térreo mais quatro pavimentos. Os apartamentos têm 49,52 metros quadrados, com sala de estar/jantar, dois dormitórios, cozinha, banheiro e área de serviço. Já a parte externa, na área comum, é dotada de estacionamento, quadra poliesportiva, playground, espaço de convivência e salão de festas.

Outros empreendimentos

Além disso, em um convênio anterior, as empresas MRS e Rumo Logística já haviam contribuído na construção de 574 moradias no formato triplex, que já foram entregues para famílias também oriundas do Complexo Prainha/Marezinha.

Guarujá tem a meta de concluir a entrega de 2.443 moradias até o fim do ano

A Prefeitura de Guarujá tem a meta de concluir a entrega de 2.443 moradias até o fim do ano. Desde 2017, o Município entregou 1.644 unidades, representando um avanço histórico na Cidade. O processo de trabalho social foi realizado em várias etapas: mobilização comunitária, educação ambiental e geração de renda, possibilitando às famílias beneficiadas adaptação às novas condições de moradia. Neste período, também foram entregues 3.737 escrituras definitivas para imóveis que foram regularizados.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement