Brasil/Mundo
Rita Lee morre aos 75 anos em São Paulo
Uma das maiores cantoras e compositoras da história do País vinha lutando contra um câncer de pulmão desde 2021
Rita Lee Jones de Carvalho, mais conhecida como Rita Lee, faleceu no final da noite de ontem (8), aos 75 anos, conforme comunicado em suas redes sociais na manhã desta terça-feira (9). A cantora, compositora, escritora e ativista brasileira, também reconhecida como rainha do rock brasileiro, tinha sido diagnosticada em 2021 com câncer de pulmão e vinha fazendo tratamentos para a doença desde então.
“Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou. Nesse momento de profunda tristeza, a família agradece o carinho e o amor de todos”. O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira (10), das 10h às 17h.
Nascida no dia 31 de dezembro de 1947, cresceu na cidade de São Paulo, no bairro da Vila Mariana. Foi em sua adolescência que começou a se interessar por música, e junto de amigos, começou a se apresentar em pequenos grupos.
Como uma das maiores cantoras do Brasil e referência para quem se interessava pelo rock, sua carreira alavancou no grupo Os Mutantes, que permaneceu de 1966 a 1972, lançando cinco discos com a banda. Depois, ela formou o grupo Tutti Frutti, que rendeu cinco álbuns. Um deles foi “Fruto proibido”, de 1975, que lançou um de seus maiores sucessos, a música “Agora só falta você”.
A partir de 1979 começou a trabalhar em parceria com o marido, Roberto de Carvalho, se firmando de vez na carreira solo. Ela escreveu e gravou canções de pop-rock que seguem fazendo sucesso até hoje. Juntos para além da carreira, Rita Lee e Roberto tiveram três filhos.
Em seus 39 anos de carreira, Rita Lee gravou mais de 40 trabalhos, entre álbuns, singles e coletâneas.
You must be logged in to post a comment Login