Saber não é tão simples

HomeColunas>Só Para Pensar – Sergio Trombelli

Saber não é tão simples

Hoje a matéria é curta, mas se justifica pelo que ouvi esta semana. Gente me perguntando se eu li algumas coisas no TikTok sobre o ano de 2025 e suas desgraças.

Pode até ser que previsões se confirmem , mas duvido que todas possam acontecer, mas os crédulos andam por aí, com medo e propagando uma histeria sem sentido.

Muita gente, ao saber de uma coisa qualquer, acredita que, se alguém lhe disse algo, aí está verdade. Será? Dizendo melhor, você sabe mesmo aquilo que pensa que sabe?

Primeiramente, nunca sabemos de fato muitas coisas as quais pensamos que sabemos. Principalmente se nos for dita pelo poder político, pelo poder econômico, e até pelo poder religioso, afinal nada mais contraditório do que é revelado pelas diferentes religiões.

»» Leia também: Coluna Só para Pensar: Ser e parecer

Daí devermos ser criteriosos naquilo que chega até nós através de todos os meios de informação que existem atualmente. Inclusive nas mídias sociais, ou principalmente nelas.

Hoje, falar qualquer coisa é fácil, afinal existem espaços onde publicar, e não basta saber de fato o que está comunicando, basta dizer o que vem à cabeça, pois há uma multidão de mentes vazias ávidas que querem ouvir seja o que for.

Por isso, muita gente que sabe, e que não sabe, faz uma porção de outras pessoas saberem coisas que de fato nem imaginam que seja real ou correto. Sempre há quem, por não saber, acredita em tudo.

É desses que nada sabem que as redes sociais se alimentam, e enchem sua mente com tanta bobagem que servem de alimento espiritual para os ignorantes que as leem. Estes incautos vão se abastecendo de mentiras até se tornarem intoxicados por besteiras que acabam até mesmo mudando seu pensar, e o que é pior, mudando seus hábitos de vida.

Influencers, gurus, religiosos, coachs de todas sorte, enfim, qualquer um que não sabe, mas pensa que sabe, pode fazer frases e mais frases, ou quando não, pedir para a IA discorrer sobre algo e pronto, aqui vai uma informação nova e boa(?)

Por isso, antes de crer e se apavorar, ou acreditar e sair esparramando “adrem” pelos cantos da cidade, da escola, do círculo de amigos, ou, o desastre total, replicar pelo WhatsApp busquem quem possa auxiliar na compreensão dos fatos. Evitem aumentar a turma dos “imbecis”, como dizia Umberto Eco.

Quem sabe assim, de conselho em conselho de quem sabe mais, as cabeças embotadas e apagadas possam se abrir e ver um pouco de luz.

Tenho certeza de que a vida lhes será bem melhor.

Sérgio Motti Trombelli
é professor universitário e palestrante cristão.

COMENTÁRIOS

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?