Guarujá em Foco
Sabesp anuncia reforço com nova captação de água para Guarujá
Com 4,5 quilômetros, nova adutora reforçará o abastecimento em Guarujá e Vicente de Carvalho, interligando o sistema existente para tratamento na ETA Jurubatuba
De Guarujá
O prefeito de Guarujá, Válter Suman, participou de visita técnica, junto a representantes da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e secretários municipais, às obras de nova captação de água na companhia. O empreendimento, situado no bairro Monte Cabrão, área continental de Santos, possibilitará a instalação de uma nova tubulação adutora de 4,5 quilômetros e estação de captação no rio Trindade para reforçar o abastecimento em Guarujá e no Distrito de Vicente de Carvalho.
— Leia também: Estuário de Santos tem altos níveis de contaminação por microplásticos, aponta estudo
O sistema, que ainda será construído, direcionará as águas deste manancial, por bombeamento, até uma interligação com outra adutora de maior diâmetro. Esta, por sua vez, levará a água bruta dos rios Jurubatuba e Jurubatuba Mirim para a Estação de Tratamento de Água (ETA) Jurubatuba, responsável por atender a Ilha de Santo Amaro.
Para o prefeito, a realização da obra é uma conquista que resulta de um trabalho de muitos anos. “Desde 2017, esse tem sido um pleito ferrenho da nossa parte: a segurança hídrica para que não falte água na torneira do cidadão. E também a ampliação do esgotamento sanitário no nosso Município. Com a conclusão dessa obra, teremos um volume maior de água encaminhado à ETA Jurubatuba e, posteriormente, distribuído às residências, de maneira especial em Vicente de Carvalho”, ressalta o chefe do Executivo.
Obras
Até o momento, já foram assentados mais de 900 metros de tubulação. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos no segundo semestre, gerando um acréscimo de aproximadamente 20 a 30 litros na vazão de água.
Após a conclusão, toda população – entre moradores e turistas – será beneficiada com mais esta alternativa para fornecimento de água, principalmente no período de estiagem, quando ocorre uma maior oscilação na pressão da água distribuída. A atual fase de execução da obra não interfere no fornecimento aos imóveis da Cidade.
You must be logged in to post a comment Login