A ação contará com 110 agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, que percorrerão cerca de 4.400 imóveis em quase 100 quadras. Foto: Divulgação/PMG
Em mais uma ação contra o Aedes aegypti, a Prefeitura de Guarujá fará um mutirão de prevenção à dengue, chikungunya e zika no bairro Santo Antônio na segunda-feira (24), a partir de 9 horas. A ação contará com 110 agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, que percorrerão cerca de 4.400 imóveis em quase 100 quadras.
De acordo com uma pesquisa realizada em locais estratégicos, o bairro Santo Antônio é o que mais requer monitoramento para reduzir o risco de infestação larvária, garantindo a proteção da saúde pública. Neste ano, a ação já foi realizada no Jardim Boa Esperança e Jardim dos Pássaros, onde foram vistoriadas centenas de residências. “Ao controlar um bairro, reduzimos significativamente a possibilidade de proliferação para outras regiões”, destacou Ana Lúcia Gama, gerente de Combate e Controle às Endemias.

De acordo com uma pesquisa realizada em locais estratégicos, o bairro Santo Antônio é o que mais requer monitoramento para reduzir o risco de infestação larvária. Foto: Divulgação/PMG
»» Leia também: Peixes “Barrigudinho” são aliados ao combate a dengue
A iniciativa é capitaneada pela equipe de Combate e Controle às Endemias de Guarujá, vinculada à Secretaria de Saúde (Sesau). Os agentes removerão criadouros e aplicarão tratamento adequado em recipientes que não puderem ser descartados, como ralos, que estão entre os principais pontos de proliferação do mosquito.
A Prefeitura ainda conta com uma equipe especializada na telagem gratuita de caixas d’água. A iniciativa do Município é inédita na Baixada Santista. O serviço é feito nos recipientes que estiverem sem tampa, para impedir a entrada e proliferação de insetos. Em casos de caixas d’água de difícil acesso, a tela é entregue ao morador, que poderá providenciar a instalação por seus próprios meios. Com a intensificação de ações diárias contra o Aedes aegypti, Guarujá vem colhendo frutos. Até o momento, foram registrados 84 casos confirmados de dengue e nenhum de chikungunya em 2025. No mesmo período de 2024, foram 331 casos confirmados de dengue e oito de chikungunya.
COMENTÁRIOS