Regional
São Vicente orienta sobre cuidados para evitar a transmissão de sarna humana
Principal preocupação deve ser com a higiene pessoal e das roupas de cama e banho. A doença é facilmente transmitida de pessoa para pessoa através do contato físico
Em razão do registro de casos de escabiose (sarna humana) em São Vicente, a Secretaria de Saúde (Sesau) do município resolveu orientar a população sobre os cuidados necessários para evitar a transmissão da doença.
A escabiose, também conhecida como sarna humana, é uma doença de pele causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, que é facilmente transmitido de pessoa para pessoa através do contato físico, e que leva ao aparecimento de bolhas e placas vermelhas na pele que coçam muito, principalmente à noite.
Ao perceber os primeiros sintomas, a Sesau recomenda que a pessoa procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Estratégia de Saúde da Família (ESF), para passar por consulta e realizar o tratamento de acordo com as orientações médicas.
– Leia também: Guarujá supera marca de 80% da população adulta vacinada
Para o controle da doença, os profissionais dos postos de saúde orientam os pacientes sobre a importância de manter os cuidados essenciais, como tratar todas as pessoas de um mesmo local (familiares), e que estejam com sintomas, ao mesmo tempo, a fim de evitar uma reinfecção. Além disso, é preciso usar roupas limpas, realizar a troca de lençóis e toalhas constantemente e manter o distanciamento de pessoas que estejam com a doença.
A escabiose tem cura, desde que o tratamento seja feito de maneira correta. Além da medicação prescrita pelo médico, é importante que os ovos desse ácaro sejam eliminados. Por isso, é recomendada, também, a higienização do ambiente para eliminação de possíveis ovos que tenham sido depositados na casa.
You must be logged in to post a comment Login