Connect with us

Guarujá em Foco

‘Saúde e Comunidade Guarujá’ realiza mais de 20 mil atendimentos

Published

on

Durante sete horas, foram oferecidos diversos serviços à população em 37 pontos montados no estacionamento da Unoeste; participaram as secretarias de Saúde, Desenvolvimento e Assistência Social, Meio Ambiente e Esporte e Lazer

Mais de 20 mil atendimentos à população foram realizados durante o evento ‘Saúde e Comunidade Guarujá’, que aconteceu no último sábado (27), no estacionamento da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) – Campus Guarujá, na Enseada, em parceria com a Prefeitura. Participaram do evento 1.650 pessoas, que puderam aproveitar cerca de 40 serviços oferecidos gratuitamente.

Foram sete horas de atendimentos, das 9 às 16 horas, envolvendo cerca de 200 profissionais. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) aplicou 412 doses da vacina contra influenza; 367 bivalente e seis de Pfizer adulto, contra a covid-19, e 40 contra meningite. O Instituto da Mulher/Casa Rosa atendeu 98 pacientes, além de registrar 67 pedidos de mamografias e 40 agendamentos de ultrassonografia.

A Unidade de Vigilância em Zoonoses realizou 30 coletas para exames de leishmaniose, oito coletas para leptospirose, 80 abordagens com orientação a munícipes, com entrega de informativos sobre vacinação e livro de controle de animais sinantrópicos (animais silvestres, nativos ou não, que conseguem se adaptar a viver junto ao homem), além da aplicação de 150 doses de vacina antirrábica.

Em outra tenda da Sesau, 508 pessoas receberam orientações sobre dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela, recebendo folhetos, cartilhas e maquete. Ainda foram realizados 250 testes para detecção de HIV, 250 testes para detecção de sífilis e 250 testes para detecção de hepatite C.

Mais serviços

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) também marcou presença no evento. Os Centros de Referência de Assistência Social – Cras (Morrinhos, Enseada e Vicente de Carvalho) realizaram 47 atendimentos, com orientações sobre Cadastro Único (CadÚnico), programa federal Bolsa Família, programa estadual Viva Leite, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e encaminhamentos para o Cadmóvel.

No local, também foi montada uma tenda do Programa Cinco Básicos e mais de 90 famílias passaram pelo local a fim de conhecerem a estratégia de cuidados na primeira infância. Já o Cadmóvel, atendeu 61 pessoas. Teve também o Caminhão Cozinha Sabor e Renda, que serviu 350 degustações de receitas saudáveis, com o aproveitamento integral dos alimentos.

Pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sel), foram desenvolvidas atividades de capoeira, culturais e recreativas, além de outros esportes. A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) ainda prestou orientações sobre reciclagem, com sua unidade móvel.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement