Connect with us

Regional

Saúde e direitos são temas do seminário ‘Mulheres sobre Mulheres’, em Guarujá

Published

on

Debate contou com a participação de mulheres representantes de várias frentes na Cidade, como nas áreas da saúde e segurança

A Prefeitura de Guarujá e a Comissão de Diversidade Sexual e o Coletivo de Lésbicas e Bissexuais (Colesbi) promoveram o seminário ‘Mulheres sobre Mulheres’.

O evento abordou temas como violência doméstica e sexual, saúde da mulher e o acolhimento às mulheres da comunidade LGBTQIAP+ na sociedade. O seminário aconteceu na Câmara Municipal, na quarta-feira (6).

»» Leia também: Casa Rosa tem programação especial para o mês das mulheres

A oportunidade foi alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, e contou com quatro convidadas. Entre elas a coordenadora dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), Marina Sales.

Ela destacou o trabalho do Cras, que auxilia mulheres em situações de vulnerabilidade, encaminhando-as à Delegacia da Mulher para registrar um boletim de ocorrência. Ou à Defensoria Pública para garantir uma medida protetiva.

Além dela, a representante da Patrulha Maria da Penha, Adriana Midori, abordou o Projeto Guardiã, que é um convênio com o Ministério Público, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM).

A iniciativa, que existe há cinco anos, monitora medidas protetivas com visitas mensais a 120 mulheres que fazem parte do projeto atualmente.

Já a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM), Geane Maria da Silva, citou o planejamento para instituir uma cadeira no Conselho a uma mulher trans.

“Quando falamos sobre direitos, muitas vezes, associamos somente a mulheres cis e afastamos as trans, que acabam sendo engolidas pela sociedade. Precisamos olhar para elas também”, destacou.

Para a superintendente da Atenção Básica e Especializada da Prefeitura, Fabiana Alvarez, é importante debater a estigmatização da saúde da mulher, que muitas vezes evita procurar ajuda nos postos.

A representante da Comissão Municipal de Diversidade Sexual (CMDS), Núbia Isadora Andrade, acredita na necessidade do evento para transmitir conhecimento às mulheres.

“A iniciativa da Prefeitura, Comissão e do Coletivo de Lésbicas e Bissexuais foi para que as mulheres da comunidade LGBTQIAP+ sintam-se acolhidas e entendam melhor o funcionamento dos órgãos públicos”, salientou.

A estudante de 20 anos, Mariana Donato, foi uma das espectadoras do evento. Ela ressaltou a importância do seminário em levar conhecimento às mulheres, para que sejam capazes de detectar situações abusivas.

“Muitas não conhecem os direitos e deveres que possuem e este tipo de evento ajuda a fomentar questionamentos e identificar injustiças da sociedade”, declarou.

PodCast

Como parte da programação do ‘Mulheres sobre Mulheres’, no dia 12 de março, às 14 horas, haverá um podcast sobre os temas do seminário.

A transmissão será no Facebook e YouTube da Prefeitura de Guarujá e contará com a participação da presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Geane Maria.

Também da fundadora do Colesbi, Jane Pimentel e Andrea Moreira, membro da Comissão Municipal de Diversidade Sexual (CMDS).

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement