Secretário de SV chama turistas que sujaram as praias de ‘porcos humanos’

HomeÚltimas notíciasDestaque

Secretário de SV chama turistas que sujaram as praias de ‘porcos humanos’

Gustavo Palmieri, secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal de São Vicente, criticou a quantidade de lixo jogado nas praias durante um mutirão de limpeza que ocorreu na Praia do Gonzaguinha. O secretário, que acompanhou e tirou fotos do mutirão, chamou, por meio das redes sociais, os visitantes que sujaram as praias de ‘porcos humanos’.

A ação de limpeza, realizada no último domingo (5), faz parte do projeto Verão no Clima, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo. Os voluntários recolheram vários resíduos deixados na areia e fizeram a abordagem a moradores e turistas para a conscientização ambiental.

De acordo com o Secretário, em menos de uma hora, foram recolhidas mais de uma tonelada de resíduos. Após postar fotos da ação e informar os dados em sua página pessoal no Instagram, Palmieri fez críticas.

“Deixo uma pergunta: Será que os animais sujaram a Praia? É proibido cães na Praia! Deveriam proibir PORCOS HUMANOS também. Mais de 3 mil bitucas de cigarro em uma hora de Mutirão de Microlixo? Isso é uma vergonha. Vamos ter que tomar atitudes frente a este cenário lastimável. Eu quero praia sem cigarro!’, escreveu.

O objetivo da ação é chamar atenção para a responsabilidade de cada um na preservação do meio ambiente, promovendo a educação ambiental e estimulando a mudança do hábito de descarte irregular de lixo.

O secretário Gustavo Palmieri disse que muitas pessoas interpretaram a postagem de uma forma errada. “As pessoas leram de forma pejorativa. Chamei as pessoas que vão na praia e fazem essa sujeira de mal educadas”.

Na temporada de verão, as praias vicentinas ficam ainda mais movimentadas e, consequentemente, mais lixo aparece nas areias. Segundo o secretário, foram recolhidas 3 mil bitucas de cigarros em 300 metros de praia, em menos de uma hora, no último domingo.

Para ele, a postagem foi uma forma de expressar sua indignação em relação a poluição nas praias. “Às vezes, temos que usar palavras mais impactantes para as pessoas se atentarem a educação ambiental, para chamar atenção das pessoas. A praia não é o lixão delas, não é uma lixeira. Todo mundo tem que usar de forma consciente e a manter limpa”, finaliza.

COMENTÁRIOS

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?