Guarujá em Foco
Selo ‘Green Key’ é entregue a gestores da Ilha dos Arvoredos
A Ilha é um laboratório a céu aberto, destaca.
Marina Cavalcante
Da Reportagem
Certificação internacional para instalações turísticas, o selo Green Key é o primeiro concedido a um equipamento turístico do Hemisfério Sul.
“A importância do recebimento da certificação internacional Green Key, pela Ilha dos Arvoredos, vai além do Guarujá, mas configura em uma grande conquista para o Brasil, porque é o primeiro selo de sustentabilidade com credibilidade no hemisfério sul e nas américas”, salienta a Professora Doutora Priscilla Maria Bonini Ribeiro, diretora geral da Unaerp, que foi a anfitriã da cerimônia de entrega da certificação internacional, aos gestores da Ilha dos Arvoredos.
>> Leia também: Em 30 dias, agentes retiram mais de 768 caixas de som nas praias de Guarujá
A educadora ressaltou a parceria da Unaerp com seu corpo de pesquisadores e cientistas que sustentou o sonho do Fernando Lee, o criador da Ilha dos Arvoredos.
A universidade manteve o equipamento como celeiro de projetos científicos e estudos, entre eles o estudo da energia das marés e projeto de horta medicinal.
Atualmente há outros quatro projetos científicos em avaliação, para serem desenvolvidos no local pela universidade. A Ilha é um laboratório a céu aberto, destaca.
O selo Green Key (‘chave verde’ , em tradução literal) confere à Ilha dos Arvoredos, se tornar um destino sustentável e atrair um novo tipo de público, esclarece o representante do Instituto Nova Maré, responsável pela gestão da Ilha dos Arvoredos, Bruno Tacon.
Segundo o gestor, os esforços realizados desde que a parceria foi firmada entre a fundação Fernando Lee e o Inmar visaram a certificação do sistema de gestão.
‘Há dois anos vimos realizando esforços para conquistar o Green Key, e sendo a primeira atração turística a conquistá-lo colocamos o Brasil no mapa do turismo sustentável internacional. Isso realmente nos deixa muito feliz!”
Bruno é nascido em Guarujá e durante sua apresentação na cerimônia lembrou o quanto desde criança admirava a Ilha dos Arvoredos e como se encantou ao conhecer a obra do visionário Fernando Lee.
“Conservar, compartilhar e potencializar o que em 1950 uma pessoa realizou de forma sustentável, sem que a sustentabilidade fosse tema relevante à época, é a missão do Instituto Nova Maré na Ilha dos Arvoredos”, conclui.
Green Key
O Green Key é um selo ambiental internacional concedido para instalações turísticas.
Desde 1994 é um dos principais programas de excelência em responsabilidade ambiental e operação sustentável na indústria do turismo.
O programa, que é gerido internacionalmente pela Foundation for Environmental Education (FEE), sediada na Dinamarca, representada no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), já certificou mais de 4 mil estabelecimentos em 60 países.
“A Foundation for Environmental Education (FEE) tem cinco programas entre eles, o Bandeira Azul e Green Key voltados ao turismo e meio ambiente, e outros três programas voltados à educação formal”, explica a coordenadora do programa Leana Bernardi.
Para conceder o selo, o equipamento turístico é avaliado sob diversos critérios, distribuídos em 13 temas, que incluem a gestão da água, da energia e dos resíduos, por exemplos até as questões de acessibilidade e administração, além de passar por uma auditoria externa, esclarece a coordenadora.
You must be logged in to post a comment Login