Guarujá em Foco
Semana Esperarei incentiva olhar de jovens ao futuro
A mulher e seu protagonismo na sociedade é um tema recorrente neste período eleitoral e os destaques às políticas públicas de igualdade, combate ao feminicídio, carreira profissional e acesso às políticas de saúde estão entre os assuntos mais debatidos do momento.
Leia também: Passo a passo mostra como interagir no Portal de Guarujá
Em Guarujá, a discussão sobre políticas públicas de prevenção e de cuidado em saúde a esse público estão sempre em pauta. Inclusive às adolescentes. E o motivo é que de acordo com relatório recente da ONU, a América Latina é a região onde a gravidez precoce entre adolescentes mostra tendência crescente.
No Brasil, a taxa é de 62 adolescentes grávidas para cada grupo de mil jovens do sexo feminino na faixa etária entre l5 e 19 anos. O índice é maior do que a taxa mundial, que corresponde a 44 adolescentes grávidas para cada grupo de mil.
Em Guarujá, os índices também se mostram expressivos e as políticas públicas de conscientização a esse público são reforçadas junto a população, por meio da “Semana Esperarei”. Realizada anualmente no mês de março, as ações envolvem comunidade de saúde e público alvo em ações de apoio e fomento à conscientização.
Especialmente as adolescentes, onde são destacadas as causas e consequências de uma gravidez precoce. São abordados em linguagem acessível os possíveis desdobramentos na vida desses jovens, como a dificuldade em se capacitar em uma profissão, estudar e conquistar assim bons empregos na vida adulta. “O foco é tornar a maternidade um momento planejado e não um acidente da juventude” explica a vereadora Sirana Bosonkian, autora da lei.
“Considerando o quão fundamental é disseminar informações corretas sobre a vida sexual, as doenças sexualmente transmissíveis e os métodos contraceptivos para os adolescentes – tanto os do sexo masculino como do feminino – nos escolas e nos serviços de saúde pública, é que apresentamos o projeto, garantindo que os jovens do futuro possam receber os esclarecimentos de fonte segura e correta”, destaca Sirana Bosonkian.
You must be logged in to post a comment Login