Connect with us

Guarujá em Foco

Servidores de Guarujá se mobilizam contra as reformas

Publicado

em

Servidores públicos se mobilizam contra PECs que ameaçam direitos e serviços essenciais

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Guarujá (Sindserv), Zoel Siqueira, expressou preocupação em entrevista ao programa “Hora Geral”, da TV Santa Cecília, nesta quarta-feira (2). Ele alertou para os impactos negativos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023, que visa aumentar a idade mínima e o tempo de contribuição dos servidores municipais e estaduais para a aposentadoria.

»» Leia também: Governo de SP abre 1,5 mil vagas para curso gratuito de computação em nuvem da Microsoft

A PEC 66, de autoria do senador Jader Barbalho (MDB-PA), já foi aprovada no Senado e está em tramitação na Câmara dos Deputados. Se aprovada, a idade mínima para aposentadoria das mulheres passará de 55 para 62 anos, e para os homens, de 60 para 65 anos. Além disso, estabelece um pedágio de 100% sobre o tempo restante para aposentadoria após a sua aprovação.

“Essa proposta transfere o ônus da dívida pública dos municípios para o funcionalismo, o que não é justo”, afirmou Zoel, destacando que a medida prejudica diretamente os servidores e, consequentemente, a qualidade dos serviços públicos.

Mobilização regional contra as reformas

Durante a entrevista, Zoel também anunciou que na próxima semana haverá uma reunião com os sindicatos de cidades vizinhas, como Santos, Bertioga, Praia Grande e Cubatão, para articular uma mobilização regional contra a PEC 66. “A luta contra essas reformas é regional. Precisamos unir forças para impedir que direitos sejam retirados”, declarou.

PEC 32 ainda em pauta

Além da PEC 66, os servidores estão em alerta contra a PEC 32/2020, que propõe mudanças administrativas que podem reduzir o número de servidores e diminuir a oferta de serviços públicos essenciais. Zoel lembrou que, graças à pressão dos sindicatos, a PEC 32 ainda não foi aprovada, mas está em regime de urgência no Congresso Nacional, o que significa que pode ser votada a qualquer momento.

“Essa PEC ameaça não apenas os servidores, mas toda a população que depende dos serviços públicos, como saúde, educação e segurança”, alertou o presidente do Sindserv.

Impacto nas eleições municipais

Zoel também aproveitou o espaço para reforçar a importância das eleições deste domingo (6). Ele chamou a atenção dos eleitores para a escolha de candidatos comprometidos com a defesa dos direitos dos trabalhadores e dos serviços públicos.

“As escolhas que faremos agora vão definir o futuro das nossas cidades. É fundamental eleger prefeitos e vereadores que lutem pelos interesses da população”, disse.

O sindicalista destacou ainda a necessidade de investimentos em Guarujá, mencionando a ligação seca com Santos como uma obra que pode trazer desenvolvimento econômico e novas oportunidades de emprego para a região.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement