Guarujá em Foco
‘Setembro Amarelo’ do Caps III marca retorno expressivo no pós-pandemia
Atividades do ‘Setembro Amarelo’ promoveram a autoestima e valorização da vida
Passeios, ações recreativas e acolhimento marcaram a programação do ‘Setembro Amarelo’ dos usuários do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) III. A unidade de Saúde Mental da prefeitura de Guarujá encerrou o seu cronograma do mês alusivo à prevenção ao suicídio com o acolhimento a mais de 60 usuários, o retorno mais expressivo desde o início da pandemia. As atividades foram realizadas entre 16 e 30 de setembro.
– Leia também: Festival de Capoeira reúne mais de 15 academias em Guarujá
A gerente do Caps III, Luciana Maria Gonçalves Gonzaga, explica que as ações tiveram como foco a prevenção de saúde e a valorização da vida. “Tivemos atividades diversas. Levamos ao Parque Cotia-Pará, fizemos panfletagem com eles sobre o ‘Setembro Amarelo’ na Praça 14 Bis, piquenique na Praia do Guaiúba, ‘Dia sa Beleza’, com corte de cabelo e barba, massagem, oficina de pintura, caraokê e muitas outras”, relatou.
Luciana destaca que todos os usuários e profissionais estão vacinados contra a covid-19 e comenta o retorno da ações com o ‘Setembro Amarelo’. Disse ela: “Ano passado eles ficaram muito isolados e atendíamos casos realmente mais complexos, com uma média de 15 pessoas. Alguns íamos até visitar nas casas. Nesse grupo, há situações com tentativas de suicídio e, o tempo todo, desenvolvemos ações de autoestima e motivação”.
Atendimentos
O Caps III atende mais de 60 usuários e todos participaram da programação. Luciana explica que a maioria passa o dia no espaço em atividades, das 8h às 17 horas, e alguns até às 19 horas, enquanto outros participam todos os dias e também de duas a três vezes por semana.
A unidade possui cinco vagas para acolhimento dioturno para aqueles que precisam de atendimento médico, psicológico e de enfermagem 24 horas. “Atendemos pessoas de toda a região de Vicente de Carvalho, Morrinhos e Cachoeira. Esses casos ficam, em média, 15 dias até se estabilizarem e voltarem para suas casas”.
O Centro de Acolhimento está instalado na avenida Adriano Dias, 692, no Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho.
You must be logged in to post a comment Login