Guarujá em Foco
Sindserv apoia Câmara contra terceirização no serviço público
O Sindicato dos Servidores Municipais de Guarujá (Sindserv) enviou ofício à Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira (8), elogiando posicionamento de um deles contra as terceirizações.
O documento é endereçado ao presidente Edmar Lima dos Santos ‘Juninho Eroso’ (PP) e demais parlamentares, especialmente ao primeiro-secretário, Raphael Vitiello (PSD).
— Leia também: Governo alerta população sobre riscos da febre amarela no carnaval
Ontem, na primeira sessão do ano, Vitiello alertou para a possibilidade de terceirização de todos os serviços de saúde do município e chamou atenção do Sindiserv para o problema.
“Há muitos anos”, diz no ofício o presidente do Sindserv, Zoel Siqueira, “bem antes de estourar o escândalo das terceirizações na cidade, o sindicato combate essa forma de contratação”.
Íntegra do ofício
“Hoje, contente, a diretoria do Sindserv assiste ao lançamento do debate na Câmara, por meio de pronunciamento do vereador Raphael Vitiello, na primeira sessão do ano, terça-feira (7).
Feliz em contar com novos aliados no importante Poder Legislativo, a direção sindical saúda aqueles que se somam a nós na luta em defesa dos servidores e do serviço público.
Entre outras mazelas, as terceirizações resultam na diminuição do número de concursos públicos, no apadrinhamento político e nepotismo, em salários mais baixos e precarização das condições de trabalho.
Injustiça com o Sindserv
Mais: adoecimento em função das condições laborais, rotatividade de funcionários, sobrecarga de trabalho e perda da autonomia do trabalhador para denunciar irregularidades.
Injustamente, em seu discurso, Vitiello cobrou ‘atenção’ deste presidente do Sindserv quanto a publicações oficiais de contratação de trabalhadores da saúde sem concurso público.
Reafirmamos que o sindicato sempre esteve à frente das lutas contra a terceirização no município, que ocorre prioritariamente na Saúde e na Educação, mas também em outros setores.
2023 começou com muita luta
A pauta é antiga e em 2023 começou bastante intensa. Logo em 4 de janeiro, publicamos um vídeo, na página oficial do Sindserv, contra o processo seletivo da Prefeitura para a Saúde.
Na mesma ocasião, oficializamos ao secretário municipal de Educação cobrando chamamento dos aprovados em concurso para o setor, execrando a terceirização.
No dia 19, eu e outros diretores nos reunimos com o secretário de Saúde, com participação do Conselho Municipal, e rechaçamos o processo de gestão compartilhada na área.
Apoio do Legislativo
Nessas e em outras oportunidades, cobramos do governo a realização de concursos públicos e ressaltamos que a medida incide diretamente na saúde financeira da Previdência do servidor.
No ano passado, a terceirização esteve presente em todas as discussões trabalhistas, tanto na campanha salarial quanto nas reuniões setoriais.
O assunto vem sendo levantado de forma combativa, constante e agora contamos com o apoio do Legislativo para que os estatutários sejam valorizados e novos postos de trabalho criados.
PSD apoiou
Estranhamos, porém, que o assunto tenha vindo à baila, na voz de Vitiello apenas agora e não antes, quando fazia parte da base de sustentação do governo municipal.
Quando o presidente Michel Temer (PMDB) sancionou a lei 13.429, em 2017, conhecida por ‘lei da terceirização’, o PSD do vereador comemorou com 20 votos a favor na câmara federal.
Mas não faz mal. Antes tarde do que nunca. Por isso, fazemos questão de manifestar aqui nosso contentamento. Com certeza, o apoio do legislativo fortalecerá nossa luta.”
You must be logged in to post a comment Login