O Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos retomou no final de fevereiro a agenda para visitação de escolas e grupos com a finalidade de estudos do meio e atividades didáticas. As atividades gratuitas ocorrem de terça a sábado, das 9h às 16h. O agendamento deve ser feito pelo e-mail: educativo.engenho@usp.br para grupos com mais de 10 pessoas. Nos meses de dezembro de 2024 e janeiro de 2025 recebeu visitas espontâneas, com maior presença de moradores das cidades de Santos, São Vicente, Praia Grande e Cubatão, além de turistas de vários estados e até de outros países.
Escolas de ensino básico, públicas e particulares, além de instituições que oferecem formações técnico-profissionalizantes e ensino superior podem reservar datas para visitas monitoradas ao sítio arqueológico e à exposição permanente Ruínas Quinhentistas em Território Milenar. O local conta com educador da USP e uma equipe de bolsistas ligados a diversos cursos de graduação, como História, Biologia, Enfermagem, entre outros, a partir de convênio firmado com a Universidade Católica de Santos (UniSantos). As ações pedagógicas incluem palestras no auditório e visitas guiadas na área expositiva, na biblioteca e no conjunto de ruínas remanescentes que remontam ao século 16.
»» Leia também: Inscrições abertas para curso gratuito de Introdução em Libras
Construído em 1534 por indígenas escravizados e/ou aldeados, a mando de Martim Afonso de Souza e sócios, o Engenho dos Erasmos é a mais antiga evidência física preservada da colonização portuguesa no Brasil, na categoria Engenho de Açúcar.
Situado na divisa entre Santos e São Vicente, é um dos mais importantes patrimônios históricos do Brasil. Como Base Avançada de Pesquisa, Cultura e Extensão da USP, o local representa um testemunho singular do início da expansão da manufatura açucareira no período colonial.

Alunos nas ruínas do Engenho dos Erasmos observando material didático. Foto: Luiz Hib/USP
Desde sua incorporação à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, em 2004, o Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos consolidou-se como um bem cultural interdisciplinar, promovendo pesquisas arqueológicas, históricas e ambientais. Além disso, destaca-se como um espaço de educação patrimonial e educação socioambiental, oferecendo atividades que buscam ampliar o acesso ao local e promover apropriação, senso de pertencimento e ressignificações diversas do sítio de memória.
Entre os programas desenvolvidos, destacam-se visitas monitoradas para alunos de todas as idades, cursos certificados, oficinas, palestras, concertos e saraus, tornando o Engenho um dos principais polos culturais e educativos da Baixada Santista. A equipe investe continuamente em iniciativas que promovem um olhar decolonial sobre a história, estimulando reflexões sobre temas como racismo estrutural e povos originários.
O Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos é um museu a céu aberto que funciona de terça a sábado, das 9h às 16h. A entrada é gratuita e todas as visitas são monitoradas, com o objetivo de enriquecer a compreensão sobre os remanescentes do mais antigo engenho de açúcar do período colonial.
As visitas são realizadas de forma espontânea para grupos menores de 10 pessoas. Para os grupos maiores o agendamento deve ser feito previamente pelo e-mail: educativo.engenho@usp.br. O espaço também recebe estudos do meio, organizados por escolas, universidades e instituições públicas e privadas.
COMENTÁRIOS