Connect with us

Últimas notícias

Surfista faz registro de lixo no mar em praia em Guarujá

Published

on

O surfista Rodrigo Nattan Guimarães, de 29 anos, acostumado a registrar belas imagens de animais marinhos em Guarujá fez um triste registro ao praticar stand up paddle no mar da cidade. Desta vez, ao invés de belas águas-vivas e tartarugas, o surfista se deparou com muita sujeira. Embalagens plásticas, garrafas, materiais que oferecem risco aos animais chamaram a atenção do surfista.

O surfista informou fez um vídeo na praia do Mar Casado, na última quinta-feira (21), por volta das 10h. “Tinha acabado de passar o feriado (Dia da Consciência Negra) e a praia lotou. Acho que é lixo do feriado mesmo, nunca tinha visto tanto lixo assim no mar”, explicou.

Ainda segundo Guimarães em volta do lixo haviam muita tartarugas. “O lixo estava no raso, próximo à costa, e tinha muita tartaruga no entorno. Acho que elas pensam que é comida e ficam atrás. Cheguei a tirar alguns grandes e coloquei na prancha, mas os pequenos não tinha como. Era muita coisa.”

De acordo com a bióloga do Instituto Gremar, Rosane Farah, cerca de 80% a 90% dos animais que são recolhidos nas praias da Baixada Santista, onde o Gremar atua, são vítimas de ingestão de resíduos sólidos. O plástico é o mais comum deles. Destes animais, as tartarugas são as mais afetadas.

“As tartarugas se alimentam de algas que ficam no costão e, em nossa região, nós temos um costão muito rico. Elas ficam próximas para poder se alimentar, principalmente, as tartarugas-verdes. Por conta da poluição, do descarte incorreto de lixo, elas podem sim acabar se confundindo ou se alimentar de alguma alga que tenha um resíduo preso”, explica.

Secretaria de Meio Ambiente
Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) afirma que Guarujá conta com Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), como as Estações de Sustentabilidade espalhadas em bairros da Cidade, cooperativas para o serviço periódico de coleta seletiva, e incentiva a implantação da logística reversa no município por meio do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Pela secretaria, são desenvolvidas ações que estimulam a preservação do meio ambiente e que promovem a conscientização ambiental. Como, por exemplo, o mais novo projeto que será desenvolvido na temporada de verão, o “Consumo Alimentar Consciente”. O projeto visa a formação de ambulantes por meio de workshops e oficinas fornecidos por técnicos da Semam e Unisantos.

A Semam ainda disse que questões envolvendo o mar não são de competência da Prefeitura. A Semam também ressalta que a colaboração de todos, munícipes e turistas, também é de extrema importância para o meio ambiente da cidade. (Fonte: G1)

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement