Temporada em Guarujá terá maior contingente policial da baixada santista

HomeGuarujá em Foco

Temporada em Guarujá terá maior contingente policial da baixada santista

Cidade conta com 1.044 policiais na Operação Verão e Delegada, em parceria com o Governo do Estado; o maior contingente policial da baixada santista

Da Redação

Com um efetivo total de 1.044 policiais militares, Guarujá se destaca na Baixada Santista por dispor do maior reforço de segurança para a temporada 2024/2025. Na terça-feira (17), 444 agentes da Operação Verão se apresentaram durante uma cerimônia no Teatro Procópio Ferreira, somando-se aos 600 policiais da Operação Delegada já em atividade na cidade.

»» Leia também: Assaí inaugura loja em Guarujá

O contingente atua até a primeira semana de fevereiro, com a missão de garantir segurança a moradores e turistas. E essa é uma notícia que traz esperança aos moradores, veranistas e turistas, uma vez que a cidade tem sido frequentemente destaque nas páginas policiais por causa da violência nas ruas e praias.

Contingente atua até a primeira semana de fevereiro, com a missão de garantir segurança a moradores e turistas. Foto-PMG

A secretária de Defesa e Convivência Social, Valéria Amorim, liderou a recepção dos policiais ao lado do sargento Denilson de Souza. Representando o prefeito Válter Suman, que deixa a prefeitura em 31 de dezembro, Valéria ressaltou a importância da integração entre a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal (GCM).

“A Operação Delegada tem sido um divisor de águas para a segurança da cidade. O trabalho conjunto tem permitido combater a criminalidade de forma firme e efetiva.”

Capacitação e Regramentos

Os novos agentes receberam orientações estratégicas sobre o Código de Posturas Municipal, que regulamenta condutas e sanções administrativas. A cartilha entregue destaca normas específicas para a temporada, como proibições nas praias: circulação de animais, tendas e caixas de som. O objetivo é garantir o ordenamento público e reduzir conflitos, evitando deslocamentos desnecessários à delegacia.

Áreas de Interesse Estratégico

Os policiais estarão posicionados em áreas de grande fluxo, como praias e pontos turísticos, conforme diretrizes da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP). A parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado assegura a estrutura necessária, incluindo alojamento, alimentação e suporte operacional, com um investimento municipal de R$ 4,4 milhões anuais.

Segurança nas Praias
Para reforçar o atendimento na orla, 100 guarda-vidas temporários foram contratados, sendo 50 pelo Município e outros 50 pelo Estado. A equipe estará em serviço para garantir a segurança dos banhistas ao longo da temporada.

COMENTÁRIOS

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?