Guarujá em Foco
Terceira Idade de Guarujá movimenta Mirante das Galhetas
Evento organizado pelo Fundo Social reuniu cerca de 100 idosos
O piso de vidro suspenso do Mirante das Galhetas, em Guarujá, ganhou uma ornamentação especial, na tarde da última terça-feira (3). Milhares de corações decoraram o ponto turístico para a festa “Gesto do Coração e Solidariedade com a Terceira Idade”. O evento, organizado pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Guarujá, reuniu cerca de 100 idosos.
»» leia também: Outubro em Guarujá contará com operações Dia das Crianças e Padroeira
O público aproveitou para tirar foto no cartão-postal e curtir as apresentações musicais, atividades físicas, capoeira entre outras ações. O evento contou também com atendimentos de saúde tais como aferição da pressão arterial, vacinação e testagem de glicemia. Além disso, no local foi montada uma tenda do controle de endemias para orientações sobre a dengue.
A ação contou com a parceria das secretarias municipais de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), Saúde (Sesau), Cultura (Secult) e Turismo (Setur). Participam idosos atendidos nos grupos de fortalecimento de vínculos dos Centros de Referência de Assistência Social – Cras (Enseada, Morrinhos, Santa Rosa e Vicente de Carvalho), além da turma da terceira idade do Centro de Atendimento à Terceira Idade (Cati) e do Fundo Social.
“Hoje é dia de festa e valorização da pessoa idosa, que é digna de todo respeito e oportunidades de lazer e bem-estar. Essa festa só foi possível com a união de todos”, afirmou o superintendente do Fundo Social, Ozenildo Farias.
Quem gostou da iniciativa foi Malu Sonoda, 64 anos, moradora da Maré Mansa. Ela dança, faz capoeira e ainda pega onda no surfe adaptado. “Faço diversas atividades, não dá para ficar parada. Precisamos aproveitar cada oportunidade que a vida nos proporciona”, comentou.
Dia da Pessoa Idosa em Guarujá
Com apresentações artísticas de dança, canto e poesia, a turma da terceira idade de Guarujá celebrou o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa. A comemoração aconteceu na última sexta-feira (29), no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350) com o tema: ”Gratidão: acolhimento, paciência, amor e carinho”.
A iniciativa foi organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), com o objetivo valorizar a pessoa idosa. Outro marco da comemoração foi a celebração dos 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa. A lei é destinada a regular os direitos às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, assegurando a preservação da saúde física, mental e aperfeiçoamento moral, em condições de liberdade e dignidade.
“Hoje é dia de festa, de celebrar a vida e confraternizar, mas não podemos esquecer que também é um dia de luta pela garantia dos direitos da pessoa idosa em todas as esferas. Por isso, seguimos trabalhando com esse objetivo”, afirmou o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Rafael Carvalho.
O evento foi recheado de apresentações culturais e contou com a presença dos idosos atendidos nos grupos de fortalecimento de vínculos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Enseada, Morrinhos, Santa Rosa e Vicente de Carvalho, além da turma da terceira idade do Centro de Atendimento à Terceira Idade (Cati) e do Fundo Social de Solidariedade (FSS).
Nacional e Internacional
Em 14 de dezembro de 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 1º de outubro como o Dia Internacional das Pessoas Idosas, por meio da Resolução 45/106. A data tem como objetivo conscientizar sobre o impacto do envelhecimento da população, a necessidade de garantir seus direitos e o envelhecimento saudável. No Brasil, a Lei 11.433/2006 instituiu o Dia Nacional do Idoso, determinando que os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação da Política Nacional do Idoso fiquem incumbidos de promover a realização e a divulgação de eventos que valorizem o segmento.
You must be logged in to post a comment Login