O mês de abril começou com aumento tarifário. Passageiros que utilizam a travessia de catraia entre Vicente de Carvalho e Santos, enfrentam um aumento na tarifa, que custava R$ 2,75 e agora fixada em R$3. O novo valor entrou em vigor na terça-feira (1).
»» Leia também: Sindicatos aprovam reajuste salarial de 5,5% proposto pela Prefeitura de Guarujá
Este ajuste, necessário devido ao aumento dos custos operacionais, como o diesel, afeta milhares de usuários diários. A travessia, uma alternativa rápida e ágil, é administrada por uma cooperativa sem subsídios governamentais, o que justifica o reajuste.
O transporte alternativo por catraias é realizado por 40 embarcações e administrado pela cooperativa. Segundo a Associação dos Catraieiros, as catraias são consideradas transporte particular e, portanto, não recebem subsídios de governos. São eles próprios que custeiam todas as despesas das embarcações, sendo necessário reajustar o valor já que segundo a Associação, o último aumento foi em julho de 2023.
A travessia por catraias entre Vicente de Carvalho e Santos existe há mais de 100 anos, já a Associação dos Catraieiros foi fundada em 1951. Apesar do aumento, passageiros expressam insatisfação com a falta de mais melhorias no serviço, especialmente em condições climáticas adversas.
COMENTÁRIOS