Guarujá em Foco
Travessia Santos/Vicente de Carvalho retoma operação
Flutuante provisório já está operando e permitirá o embarque e desembarque de passageiros durante as obras de modernização da Estação Praça da República, em Santos
Da Redação
A travessia entre Santos e Vicente de Carvalho foi retomada na manhã de quinta-feira (10), após a instalação de um flutuante provisório que permitirá o embarque e desembarque de passageiros durante as obras de modernização da Estação Praça da República, em Santos.
O serviço, que atende diariamente cerca de 10 mil usuários, voltou a operar após a liberação da Marinha. A adequação do flutuante foi concluída em tempo recorde, com mais de 50 operários envolvidos no processo.
»» Leia também: Governo de SP lança campanha Outubro Rosa com Dia D de combate ao câncer de mama
“Trabalhamos continuamente por 40 horas para garantir a retomada segura e ágil do serviço”, afirmou o secretário-executivo de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), Anderson Oliveira.
A medida foi adotada após a interdição temporária da estação na terça-feira (8), com previsão de conclusão das obras em dezembro.
Obras em andamento e flutuante provisório
O flutuante provisório foi projetado para garantir a segurança e acessibilidade dos passageiros, seguindo todas as diretrizes da Marinha. Durante o tempo de interdição, o pagamento da tarifa será feito apenas no lado de Vicente de Carvalho, sem alterações no valor da passagem.
As obras na Estação Praça da República fazem parte de um investimento de R$ 5,5 milhões do Governo de São Paulo, como parte de um amplo programa de modernização das travessias litorâneas.
As intervenções incluem impermeabilização de paredes, reforma de coberturas, recuperação de revestimentos, e a substituição de esquadrias, pisos e instalações elétricas e hidráulicas. A nova estação será 100% acessível, com rampas ampliadas e fluxo de entrada e saída de pedestres e ciclistas melhorado.
“O projeto foi pensado em conjunto com a região turística do Parque do Valongo, numa parceria com a prefeitura. A nova estação vai oferecer mais conforto e segurança para os passageiros, além de ser totalmente acessível”, destacou Anderson Oliveira.
Nova configuração do flutuante
Uma das novidades da operação é o reposicionamento do flutuante a 12 metros de distância do porto, o que melhora a inclinação das rampas de acesso e elimina movimentações paralelas, proporcionando mais estabilidade no embarque e desembarque. “Com a interdição temporária, conseguimos acelerar o cronograma das obras, com previsão de entrega em janeiro do próximo ano”, informou o secretário.
Investimentos em Vicente de Carvalho
Além das melhorias na Estação Praça da República, a travessia Santos/Vicente de Carvalho, a maior em volume de pedestres da região, também foi beneficiada por intervenções recentes.
A Estação Vicente de Carvalho, em Guarujá, recebeu R$ 14,8 milhões em investimentos, com a modernização do sistema de combate a incêndio, adequações de acessibilidade e a construção de um novo flutuante com duas passarelas.
Parceria Público-Privada à vista
O Governo de São Paulo prepara uma Parceria Público-Privada (PPP) para a concessão do serviço aquaviário que abrange 14 linhas de travessias, incluindo as litorâneas e as operadas pela Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae).
A consulta pública para a PPP deve ser aberta ainda neste último trimestre, com o edital previsto para o início de 2025.
You must be logged in to post a comment Login