Guarujá em Foco
Travessias com propulsão elétrica chegam à Baixada Santista
Modernização das travessias de balsas, com propulsão elétrica, promete mais eficiência e sustentabilidade no litoral paulista
Da Redação
O Governo de São Paulo anunciou uma revolução nas travessias litorâneas com a substituição de embarcações movidas a diesel por 44 balsas elétricas e quatro conjuntos de balsas-empurradores. O projeto, que faz parte de uma parceria público-privada (PPP), trará redução de emissões de gases poluentes, maior eficiência no transporte e mais conforto aos usuários devido à propulsão elétrica.
»» Leia também: Guarujá conta com programação religiosa para o Dia de Santo Amaro
As mudanças beneficiam diretamente a Baixada Santista, que conta com travessias importantes como Santos-Guarujá e Bertioga-Guarujá. Segundo Edgard Benozatti, presidente da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), as melhorias serão perceptíveis já no primeiro ano da concessão, prevista para 2026. “Com a eletrificação, podemos reduzir até 18 mil toneladas de gás carbônico por ano nas travessias litorâneas”, destacou.
Além da sustentabilidade ambiental, o projeto inclui investimentos superiores a R$ 1 bilhão em novos terminais, ampliação de flutuantes e frota adaptada à demanda de cada região. Atualmente, o sistema atende 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos por ano.
A concessão, que abrange 14 travessias em cinco regiões de São Paulo, terá duração de 20 anos. A iniciativa integra o Programa de Parcerias de Investimentos do Estado (PPI-SP), que já qualificou 29 projetos, movimentando mais de R$ 494 bilhões.
You must be logged in to post a comment Login