A Operação Verão 2024/2025, realizada entre 15 de dezembro de 2024 e 10 de março de 2025, se destacou nas travessias litorâneas de São Paulo. Durante os 86 dias de alta temporada, cerca de 5 milhões de veículos e pedestres foram transportados, reforçando a importância do sistema de balsas para a mobilidade na região.
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Conduzida pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil-SP), por meio do Departamento Hidroviário – agora denominado Coordenadoria de Travessias -, a operação conseguiu atender ao aumento da demanda, transportando mais usuários e, ao mesmo tempo, reduzindo os tempos de espera nas embarcações, o que proporcionou uma experiência mais eficiente para motoristas e pedestres.
O relatório da operação revela que, ao longo de todas as travessias do sistema, foram transportados 2.711.665 veículos e 2.190.176 pedestres e ciclistas no período. Além disso, o tempo de espera nas plataformas foi reduzido em 13% na média máxima, otimizando o tempo de embarque para os usuários.
Veja os principais resultados por travessia
A travessia Santos/Guarujá registrou o maior volume transportado do sistema, com 2.375.924 usuários durante a operação. Houve um crescimento expressivo no transporte de caminhões, com aumento de 67%, e no número de pedestres, que subiu 21%. O tempo médio de espera foi reduzido nessa localidade, com 78% das travessias realizadas em até 15 minutos durante o período de maior demanda. Além disso, houve uma queda de 39% na média dos tempos máximos de embarque, resultando em 25 minutos a menos de espera e, ao mesmo tempo, representando a maior redução de tempo de embarque entre todas as travessias do sistema.
Na travessia São Sebastião/Ilhabela, o volume transportado superou 1,15 milhão de usuários, incluindo 562.488 veículos e 593.073 pedestres e ciclistas. A operação registrou um aumento geral de 12% do volume transportado, com destaque para o crescimento de 53% no número de caminhões, mesmo com as restrições impostas pela SEMIL nos dias e horários de maior demanda de usuários. O tempo de embarque também melhorou, com 75% das travessias ocorrendo em até 30 minutos no período de maior demanda. Além disso, houve uma redução de 17% na média dos tempos máximos de embarque, representando 18 minutos a menos de espera para os usuários.
Já na travessia Bertioga/Guarujá houve também crescimento no volume transportado, totalizando 308.990 veículos e pedestres. O transporte de motocicletas registrou um aumento de 14%, enquanto o número de caminhões cresceu 32% em relação ao período anterior. Além do crescimento na demanda, o tempo de embarque também foi reduzido, com uma queda de 10% na média dos tempos máximos de espera.
A travessia Santos/Vicente de Carvalho, transportou 670.739 usuários, sendo 99.234 ciclistas e 571.505 pedestres. Diferentemente das demais travessias, esse trecho registrou uma leve redução no volume total de passageiros, com queda de 13%. A travessia possui, em sua maioria, passageiros que se utilizam para deslocamento ao trabalho, onde a operação realiza embarques programados. No entanto, a eficiência da operação foi mantida, com uma redução de 7% na média dos tempos máximos para embarque, garantindo mais agilidade aos usuários.
Ademais, as Travessias Sul, transportaram 390.627 usuários durante a Operação Verão. Um dos destaques foi o aumento de 8% no transporte de motocicletas na travessia Cananéia/Continente. Além disto, a travessia Iguape/Juréia registrou uma redução de 20% nos tempos máximos de embarque, resultado de ajustes operacionais que permitiram maior eficiência no atendimento aos usuários.
O subsecretário de Logística e Transportes, Denis Gerage, avaliou os resultados da Operação Verão 2024/2025 como positivos e indicativos do sucesso das medidas de otimização implementadas. “A redução de 13% no tempo de embarque, aliada ao aumento no volume transportado, demonstra uma eficiência operacional crescente, refletindo diretamente o investimento em processos e tecnologias para melhorar a experiência do usuário. Seguimos comprometidos com a continuidade da melhoria dos serviços prestados”, afirmou.
Ele também ressaltou que os investimentos em manutenções preventivas e as inúmeras reformas de balsas contribuíram para reduzir a frequência de manutenções corretivas e, consequentemente, para tornar a operação mais eficiente, o que foi fundamental para os bons resultados alcançados.
Serviços aos Usuários
O sistema de travessias litorâneas de São Paulo abrange oito trajetos: São Sebastião/Ilhabela (Litoral Norte), Santos/Vicente de Carvalho, Santos/Guarujá e Bertioga/Guarujá (Litoral Central), além de Cananeia/Ilha Comprida, Iguape/Jureia, Cananeia/Continente e Cananeia/Ariri (Litoral Sul). Para mais informações, os usuários podem consultar os painéis de mensagem nos acessos aos bolsões ou ligar para o telefone 0800 77 33 711.
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